PUBLICADO EM 14 de out de 2024
COMPARTILHAR COM:

Rede sindical IndustriALL na Klabin e Suzano esclarece violações

Descubra as ações da rede sindical IndustriALL na luta pelos direitos trabalhistas. Conheça as demandas por segurança, salários justos e condições de trabalho dignas

Rede sindical IndustriALL na Klabin e Suzano esclarece violaçõesPerseguição e assédio antissindicais, mobilizações de trabalhadores reunidas com a polícia militar, trabalhadores gravemente feridos no trabalho, alto uso de contratos temporários de trabalho terceirizado, cultura de culpar a vítima e graves problemas relacionados à saúde e segurança, incluindo saúde mental, não conformidade com o princípio de salário igual para trabalho igual, nenhum acesso do sindicato ao local de trabalho e a lista continua.

A reunião tomou conhecimento da greve dos trabalhadores de uma empresa na Bahia que presta serviços à Suzano e aprovou uma resolução de solidariedade em apoio às reivindicações da greve em torno de salários e condições de trabalho.

O grupo sindical dos trabalhadores do setor de papel convidou líderes sindicais das operações de plantação das empresas e também coordenou com os trabalhadores de outras partes das operações da empresa, incluindo logística.

O diretor do setor de papel da CUT São Paulo, Bob De Paula Cruz, disse:

“Este evento é um grande passo em nosso esforço de longo prazo para pressionar pela dignidade dos trabalhadores nessas duas empresas importantes. Estamos determinados a conseguir isso e permaneceremos unidos até atingirmos nossos objetivos.”

A rede será coordenada por dois líderes sindicais do setor de papel no Brasil, Márcio Cruz Da Paula (Bob), representando a CUT, e José Roberto Vieira da Silva (Betinho), representando a Força Sindical.

A rede analisou questões prioritárias, incluindo o empoderamento das mulheres e a busca por maneiras de aumentar a participação feminina em cargos de liderança sindical nas empresas, bem como questões como a falta de equipamentos de produção adequados para mulheres, saúde e segurança, e os desafios comuns do desenvolvimento de relações industriais em todas as operações.

O diretor do setor de papel da IndustriALL, Tom Grinter, disse:

“Esta é a solidariedade internacional em ação. O apoio da nossa filial belga dos trabalhadores do papel ACV/CSC-BIE, juntamente com o comprometimento e a estratégia dos sindicatos dos trabalhadores do papel brasileiros, se combinam para fortalecer nossa rede sindical. Buscamos envolver ambas as empresas e criar o espaço para o reconhecimento da rede sindical pelos empregadores, a fim de encontrar soluções para as reclamações prioritárias de nossos membros.”

Leia também: Governo e sindicalistas debatem concorrência desleal do setor da borracha

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS