
No seminário sobre saúde mental, líderes discutem a revisão da NR 1 e a responsabilidade das empresas no bem-estar dos funcionários.
Lideranças da FEQUIMFAR e dos Sindicatos dos Químicos de Marília e de Bauru participaram, nesta quarta-feira (3), do Seminário “Saúde, Segurança e Proteção do Trabalhador: saúde mental e revisão da NR 1”, realizado em Bauru (SP).
O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas da Região Norte e Oeste do Estado (Sinterc) e foi promovido em parceria pelas centrais Força Sindical, UGT e CUT.
Defesa da saúde mental
O debate tratou da Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1), que estabelece a obrigatoriedade das empresas em gerenciar riscos psicossociais. A partir de maio de 2026, aquelas que não adotarem medidas para garantir o bem-estar dos funcionários estarão sujeitas a sanções.
Durante a abertura, João Scaboli ressaltou a importância de ampliar o debate sobre saúde mental no ambiente de trabalho e destacou a atuação dos Químicos da Força Sindical na defesa da saúde e da segurança dos trabalhadores. Scaboli é diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT (SP).
Estavam presentes
O seminário também contou com a presença de Pedro Tourinho, presidente da Fundacentro; Luís Carlos de Oliveira (Luisinho), secretário nacional de segurança da Força Sindical; Wilson Maceri Jr., gerente-executivo do INSS regional de Bauru; além de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Leia também:
5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora



