O Sindicato dos Trabalhadores Químicos de Suzano realizam assembleias com empresas da região com o intuito de mobilizar a categoria em torno da campanha salarial 2023.
Este ano a categoria vai lutar por, entre outras bandeiras, aumento real nos salários.
Neste momento de campanha salarial, é importante que os trabalhadores estejam presentes para discutir e buscar soluções para as demandas da categoria.
“É importante que todos participem para garantir que as pautas sejam ouvidas e as reivindicações atendidas”, ressalta o presidente do Sindicato dos Químicos de Suzano, Claudio Carvalho.
O sindicalista diz ainda que a Campanha Salarial 2023 é um momento importante para os trabalhadores da base, já que serão debatidas questões salariais e de benefícios.
“A pré-pauta deve ser aprovada pelos trabalhadores para que possa ser apresentada à empresa”, explica.
“Nosso papel é informar e mobilizar a categoria sobre as propostas para que possamos tomar uma decisão consciente e buscar melhorias para a categoria”, finalizou o líder sindical.
Campanha Estadual
O Presidente da FEQUIMFAR – Federação dos Trabalhadores Químicos do Estado SP e Vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, Serginho, destaca que as expectativas são positivas.
No último dia 10 agosto, dirigentes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados se reuniram no Seminário de Negociação Coletiva na Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande SP.
O grupo avaliou dados econômicos do setor apresentados por Daniel Ferrer, economista do DIEESE.
Eles debateram o perfil dos trabalhadores na indústria química e também fizeram um balanço das negociações coletivas realizadas até o momento.
Pré-Pauta de Reivindicação
- Reajuste Salarial: Aumento Real de 2% + Reposição Integral da Inflação (INPC) de nov/2022 a out/2023 (estimado em 4,88%)]
- Piso Salarial no valor de R$ 2.250,00
- PLR no valor de 02 pisos salariais
- Piso Técnico Químico: R$ 3.000,00
- Redução da jornada
- Cartão alimentação
- Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023)
Próximas etapas
Até o dia 11 de setembro, dirigentes dos Sindicatos filiados, com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado de SP para que os trabalhadores apreciem a Pré-Pauta de Reivindicações.
Sendo aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue ao setor patronal do CEAG 10, após assembleia geral, no dia 12 de setembro.
Leia também: