PUBLICADO EM 24 de jul de 2025

Quadra da Beija-Flor recebe mamógrafo móvel para exames gratuitos

Quadra da Beija-Flor recebe mamógrafo móvel até sábado; mulheres realizam exames gratuitos de mama e ultrassom com resultado no mesmo dia

Quadra da Beija-Flor recebe mamógrafo móvel para exames gratuitos

Quadra da Beija-Flor recebe mamógrafo móvel para exames gratuitos – Foto: Mauricio BAZILIO/Gov-RJ

A quadra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis oferece, até sábado (26), exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) instalou o mamógrafo móvel para facilitar o acesso das moradoras da comunidade.

Mais exames disponíveis

Além das mamografias, nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), as mulheres podem realizar ultrassonografias transvaginal, pélvica, mamária e de tireoide, com ou sem doppler. Assim, mais exames reforçam o cuidado integral à saúde feminina.

Portanto, o atendimento acontece das 8h às 17h, por ordem de chegada. A equipe distribui senhas no local até o limite diário.

Documentos necessários

Para fazer os exames, as pacientes devem apresentar pedido médico, identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. Após o cadastro, a equipe encaminha a mulher imediatamente para o exame.

Além disso, o resultado sai no mesmo dia, o que agiliza o retorno ao médico e o início de possíveis tratamentos.

Mais de 600 exames realizados

Desde segunda-feira (21), o mamógrafo móvel já realiza 80 exames de mamografia por dia. Assim, até sábado, a equipe deve chegar a 480 exames.

Já para ultrassonografias, a unidade móvel disponibiliza 70 senhas por dia, totalizando 140 exames em dois dias.

Prevenção salva vidas

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, a ação aproxima o cuidado das moradoras. “Prevenir é fundamental. Quanto mais cedo detectamos um problema, maiores são as chances de cura”, destaca.

Dessa forma, a iniciativa amplia o acesso à saúde, incentiva o autocuidado e fortalece a prevenção dentro da comunidade.

Leia também: Plebiscito Popular 2025: Vote na urna do Sindicato/Força

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS