Micaelly tem sete anos. Ela é filha de Camila e Marcel Paz, funcionários do Centro de Lazer da Fecomerciários em Praia Grande. Júlia, de treze anos, é sua irmã, por parte de mãe. Ambas treinam Karatê no Programa de Iniciação Esportiva mantido, gratuitamente, pela Federação no espaço. Recentemente, Júlia venceu o Campeonato Paulista de Karatê. Com dengue, infelizmente, Micaelly não pode participar.
Assim como outros 48 alunos, elas têm aulas semanais com os professores, faixas- pretas, Marcelo Ramalho e Talita V. Siqueira. Elas vestem o quimono há mais de um ano, ao lado de outros alunos e alunas filhos de comerciários ou que, comprovadamente, são de famílias mais humildes ou ainda, como no caso, de funcionários do Centro de Lazer.
Mãe
“Agradeço o presidente Motta por manter os treinos de karatê. Eles mudaram as vidas das minha filhas. A saúde da Micaelly, que trata asma, melhorou. A Júlia, que esta na fase de pré-adolescência, melhorou em ternos de estudos, disciplina e até mesmo no relacionamento familiar. Elas adoram treinar e só faltam em caso de extrema necessidade!”.
Marcelo
Nosso objetivo não é formar atletas de alto rendimento, mas sim desenvolver grandes seres humanos, com integridade e caráter. Valorizamos o crescimento pessoal e moral, assegurando que cada praticante saia fortalecido não apenas fisicamente, mas também eticamente, contribuindo positivamente para a sociedade. O karatê educa. Seu treino traz tem vantagens para a saúde, para o bom convívio social porque também ensina respeito, mostra o que é certo e o que é errado. O Karatê orienta; v muito além de aprender defesa pessoal”.
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “É gratificante testemunhar a dedicação dos alunos aos treinos. Esporte é vida e também fator de inclusão!”.
Leia também:
Alunos de programa da Fecomerciários vencem Campeonato de Karatê