PUBLICADO EM 16 de ago de 2023
COMPARTILHAR COM:

Prêmio de Jornalismo: áreas de atuação vinculadas ao Sintergs

A 2ª edição do Prêmio Sintergs de Jornalismo prioriza os trabalhos relacionados às áreas de atuação dos trabalhadores representados pelo sindicato. Mesmo que os servidores estejam em praticamente todas as secretarias do Estado, algumas áreas concentram maior número de especialistas em saúde e analistas de políticas públicas vinculados ao Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs). É o caso das secretarias da Saúde, Agricultura, Obras Públicas, Cultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Planejamento, Governança e Gestão.
Os servidores que pertencem à base do sindicato são responsáveis por planejar, fiscalizar e executar as políticas públicas do Estado, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do Rio Grande do Sul. São estes trabalhadores que asseguram os direitos e os serviços básicos para a população. “O Sintergs, como entidade representativa dos servidores de nível superior do Poder Executivo Estadual, se orgulha em realizar este prêmio que ajuda a fomentar o jornalismo de qualidade e engajado com a cidadania”, afirma Valdir Bandeira Fiorentin, diretor de Comunicação do sindicato.

Jornalistas, fotógrafos e estudantes de Comunicação devem ficar atentos ao edital ao fazerem sua inscrição. Os critérios do concurso são: a adequação ao tema proposto pelo regulamento do concurso, ou seja, trabalhos sobre o serviço e servidores públicos estaduais de áreas de atuação representadas pelo Sintergs; a abordagem e a contribuição para a valorização dos serviços públicos e dos servidores estaduais; o ineditismo da reportagem ou da fotografia; a qualidade técnica e a precisão das informações.

Fique atento: as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 1º/9 a 16/10 de 2023 por meio de formulário. Os trabalhos devem ter sido publicados no período de 1º/4/2022 a 16/10/2023.
 Exemplos de instituições e áreas com profissionais vinculados ao Sintergs:
  • Saúde — fiscalização de alimentos e outros pela Vigilância Sanitária Estadual, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs), Hemocentro, Lacen, Farmácia e outros.
  • Agricultura — fiscalização e inspeção agropecuária nas áreas animal e vegetal (agrotóxicos e frigoríficos, por exemplo), IPVDF, Laren e outros.
  • Cultura — Casa de Cultura, Biblioteca Pública, Arquivo Público e outros.
  • Meio Ambiente — Fepam; fiscalização ambiental, gestão da fauna silvestre, de recursos hídricos e de Unidades de Conservação; fiscalização de fauna e flora nativa; projetos nas áreas de flora nativa e de infraestrutura; manutenção de coleções científicas e pesquisas na área ambiental, entre outros.
  • Obras Públicas — desenvolvimento de projetos e fiscalização de obras públicas, como escolas, museus, barragens, delegacias e penitenciárias; Planos de Prevenção Contra Incêndio de prédios públicos, além de projetos e fiscalização de reformas do patrimônio edificado estadual, entre outros.

Para saber consulte o edital.

Leia também:

2º Prêmio Sintergs de Jornalismo tem categoria para estudantes

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS