O podcast dos Comerciários apresentado pelo presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, recebeu o deputado federal Carlos Zarattini (PT) no dia 27 de janeiro.
Na ocasião, além do deputado, estiveram à mesa: José Gonzaga da Cruze e Marcos Afonso, vice presidente do Sindicato e diretor do setor jurídico respectivamente.
Durante o podcast, que dura meia hora, o assunto que mais se destacou foi a importância de mudar a forma de trabalho para uma jornada de 40 horas semanais, acabando com a escala 6×1.
O deputado mencionou que várias empresas já estão adotando essa mudança, visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentar a produtividade, uma vez que os trabalhadores teriam mais tempo para descansar.
José Gonzaga da Cruz aproveitou a oportunidade para perguntar ao deputado Zarattini sobre a venda das íris humanas, levantando um debate importante sobre esse tema delicado e suas implicações éticas e legais.
O deputado explicou que a venda das íris, que a princípio pode parecer algo inofensivo e uma ótima oportunidade para quem precisa de dinheiro, nada mais é que uma grande armadilha.
Além disso, ele mencionou que, nas redes sociais, as informações dos usuários são utilizadas para fazer propagandas, destacando o exemplo do Facebook, que lucra com isso.
Zarattini falou sobre o projeto de combate às fake news e a necessidade de responsabilizar as plataformas pelo conteúdo divulgado. Ele ressaltou que, assim como os jornais são punidos quando publicam mentiras, as redes sociais também precisam ser responsabilizadas da mesma forma.
Leia também: Sindicalismo comerciário no combate ao trabalho escravo