PUBLICADO EM 03 de mar de 2021
COMPARTILHAR COM:

PIB fecha 2020 com queda de 4,1%, a maior em 24 anos

Comércio fechado durante a pandemia – Foto: Tania Regô/EBC

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro (número que indica o desempenho da economia do país) foi de queda de 4,1% em 2020, totalizando R$ 7,4 trilhões. A taxa de crescimento foi a menor da série histórica, iniciada em 1996, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto os resultados vieram acima expectativas do mercado já que para 2020 os economistas projetavam uma queda de 4,2%.

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado hoje (3), pelo IBGE.

“O resultado é efeito da pandemia de Covid-19, quando diversas atividades econômicas foram parcial ou totalmente paralisadas para controle da disseminação do vírus. Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permaneceram receosas de consumir, principalmente os serviços que podem provocar aglomeração”, analisa a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis.

Consumo das famílias é o menor em 24 anos

Pelo lado da demanda, todos os componentes recuaram em 2020, na comparação com o ano anterior. O consumo das famílias teve o menor resultado da série histórica (-5,5%). Isso pode ser explicado, segundo a coordenadora de Contas Nacionais, principalmente pela piora no mercado de trabalho e a necessidade de distanciamento social.

A queda no consumo do governo também foi recorde (-4,7%), e pode ser ilustrada pelo fechamento de escolas, universidades, museus e parques ao longo do ano. Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) caíram 0,8%, encerrando uma sequência de dois anos positivos. A balança de bens e serviços registrou queda de 10,0% nas importações e 1,8% nas exportações.

Fonte: IBGE

Leia também:

PIB do Brasil cresce 1,1% em 2019, menor avanço em 3 anos

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS