
Petrobras libera início da construção de quatro navios – Foto: André Ribeiro/Agência Petrobras
A Petrobras assinou, nesta terça-feira (19), o contrato que autoriza o início da construção de quatro navios. A iniciativa integra a estratégia de renovação da frota.
O anúncio ocorreu durante a abertura da Navalshore 2025, maior feira da indústria marítima da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro até quinta-feira, 21.
Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a Ecovix, dona do Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, deve iniciar as obras das embarcações.
O acabamento e o comissionamento das unidades ficarão sob responsabilidade do Estaleiro Mac Laren, localizado em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Durante o evento, autoridades reforçaram a importância da indústria naval para o desenvolvimento nacional. Assim, destacaram o impacto econômico e estratégico do investimento da Petrobras.
O secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias Batista, afirmou que o setor depende de políticas públicas sólidas. “Esse tipo de evento ajuda a sociedade a compreender essa importância”, disse.
Além disso, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, ressaltou o crescimento da demanda no país.
Ele destacou, principalmente, a necessidade de embarcações de apoio marítimo e de estruturas voltadas à reciclagem de navios e plataformas offshore, segmentos em franca expansão.
Com esse contrato, a Petrobras reforça sua frota e impulsiona a geração de empregos. Dessa forma, fortalece a indústria naval brasileira em duas frentes estratégicas: Sul e Sudeste.
Leia mais: Indústria da carne pressiona por fiscalização privada em frigoríficos
























