O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) esteve na ECA-USP na noite de ontem (31), para divulgar e buscar apoio para a PEC do Diploma e valorização da profissão!
A convite do professor, Rodrigo Ratier, o presidente do SJSP, Thiago Tanji, o diretor de relações sindicais e sociais, Zé Eduardo e a diretoria do SJSP e membro da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) participaram do encontro.
Eles conversaram com os estudantes sobre a importância e valorização do diploma, a precarização da profissão, a organização da categoria e a atualização da legislação das funções dos jornalistas.
Debate e troca de ideias
O presidente do SJSP ressalta que a conversa foi excelente para trocar ideias sobre a profissão e refletir como o Sindicato pode aumentar sua presença no espaço universitário.
“A qualidade do debate mostra, por si só, a importância do diploma para a formação profissional da e do jornalista”, defende Thiago.
Ele agradeço imensamente ao professor Rodrigo Rathier pela oportunidade. “Me colo à disposição para conversar em todos os cursos de Jornalismo das faculdades paulistas”, comenta o sindicalista.
PEC do diploma e valorização da profissão
A campanha da Fenaj e dos 31 sindicatos de jornalistas de todo o país pela aprovação da PEC do Diploma continua em pleno vapor.
E, ciente da importância da PEC do Diploma no atual contexto de desinformação e polarização, mobiliza seus esforços para sensibilizar os deputados e deputadas federais do estado de SP.
A entidade busca ampliar o apoio à proposta e garantir sua aprovação no Congresso Nacional.
Restituir o diploma em Jornalismo é valorizar a profissão, defender a regulamentação e a qualidade, a responsabilidade e a democracia no Jornalismo, na comunicação e na sociedade.
Leia também:
Diploma de jornalista será tema de audiência pública na Câmara
Em carta, FENAJ solicita apoio à PEC do Diploma aos 513 deputados federais
Vice-líder do governo apoia exigência de diploma para jornalista