PUBLICADO EM 04 de jan de 2026

Papa Leão XIV afirma que soberania da Venezuela deve ser garantida

Papa Leão XIV destaca a importância do bem-estar do povo venezuelano e pede respeito à soberania da Venezuela.

Papa Leão XIV

Papa Leão XIV

O papa Leão XIV afirmou neste domingo (4) que o “bem-estar do povo venezuelano” deve prevalecer e defendeu o respeito à soberania da Venezuela, após a captura do presidente Nicolás Maduro por forças especiais dos Estados Unidos durante um bombardeio realizado no sábado (3).

Em declaração feita após a oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice disse acompanhar com preocupação os desdobramentos da crise no país sul-americano. Segundo ele, a situação exige a superação da violência e a busca por caminhos de justiça e paz, com garantia da soberania nacional.

Após rezar o Angelus, o Santo Padre disse:

“Acompanho com profunda preocupação os desdobramentos da situação na Venezuela. O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre qualquer outra consideração e inspirar a superar a violência e trilhar caminhos de justiça e de paz, garantindo a soberania do país, assegurando o estado de direito consagrado na Constituição, respeitando os direitos humanos e civis de cada um e de todos e trabalhando para construir juntos um futuro sereno de colaboração, de estabilidade e de concórdia, com especial atenção aos mais pobres que sofrem por causa da difícil situação econômica. Por isso, rezo e vos convido a rezar também, confiando a nossa oração à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e dos Santos José Gregório Hernández e Irmã Carmen Rendiles”.

Leia também:

Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU

Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU

COLUNISTAS

QUENTINHAS