Última campeã, Alemanhã possui quatro títulos; Brasil é o maior campeão com cinco conquistas; Uruguai e Argentina acumulam dois mundiais cada; Inglaterra, França e Espanha ganharam um mundial cada; Itália, única seleção campeão que ainda não garantiu lugar na copa, possui quatro conquistas ao lado da Alemanha, seleção que tem maior número de finais (8 vezes)
A Copa da Rússia será a 21° edição de uma Copa do Mundo. Os vinte títulos entregues até hoje estão concentrados nas mãos de apenas 8 países. Destes, cinco são europeus e acumulam 11 mundiais: Alemanha e Itália são tetracampeãs, consquistaram 4 taças cada uma. Inglaterra, França e Espanha ganharam um mundial cada. Os demais títulos foram conquistados por países da América do Sul: o Brasil levou a taça cinco vezes; Uruguai e Argentina acumulam dois mundiais cada.
Quem mais chegou a finais de Copas do Mundo foi a Alemanha, 8 vezes, e é a seleção com maior número de vice campeonatos: quatro. Três campeões do mundo nunca foram vice: Uruguai, Espanha e Inglaterra.
Três seleções já conseguiram chegar na final, mas nunca conseguiram o título. São elas: Holanda, Hungria e antiga Tchecoslováquia.
A Holanda teve 3 chances: em 1974, quando perdeu para a Alemanha; em 1978, quando perdeu para a Argentina; e em 2010, quando perdeu para a Espanha. A Hungria foi vice em 1938 e 1954. A antiga Tchecoslováquia, desmembrada em República Tcheca e Eslováquia, também foi vice duas vezes, em 1934 e em 1962.
Dos 8 campeões mundiais só a Itália ainda não garantiu vaga para a Rússia em 2018.