“As lideranças dos principais partidos se reuniram via conferência telefônica hoje cedo, com a presença do presidente do COI Thomas Bach, do presidente de Tóquio 2020 Mori Yoshiro, do governador de Tóquio Koike Yuriko e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, e concordaram com o novo cronograma”, informou a organização do evento.
Primeiramente marcada para ser disputada entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020, a Olimpíada foi adiada devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que já atingiu mais de 700 mil pessoas em todo o planeta.
“Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas também têm o benefício adicional de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao o calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, no interesse dos atletas e dos FIs. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas”, continuou em nota.
Até agora, os responsáveis pelos Jogos haviam dito que, após o adiamento acordado na semana passada, as Olimpíadas começariam no primeiro semestre de 2021, mas havia algumas dúvidas, levando em consideração as complicações derivadas do calendário esportivo internacional.
Fonte: Jovem Pan