Em 14 de junho a Copa do Mundo da FIFA masculina começou na Rússia – e espera-se que a competição seja feroz.
A competição internacional de futebol acontece a cada quatro anos, com os favoritos dos fãs, como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, prontos para competir em nome de seus países.
Aqui estão algumas informações que podem ajudar a acompanhar a Copa.
A Copa do Mundo de 2018 da FIFA acontece nas cidades da Rússia, de 14 de junho até 15 de julho. Os times vão competir em 12 estádios, em 11 cidades diferentes, incluindo Moscou, São Petersburgo, Sochi, Nizhny Novrodov e Rostov, entre outras.
Os jogos da semifinal e final da Copa do Mundo vão ser jogados no Estádio Luzhniki, em Moscou, a FIFA anunciou no ano passado. Esse estádio pode receber cerca de 80.000 espectadores.
A partida final da Copa do Mundo de 2018 é esperada para 15 de julho, domingo.
Os times da Alemanha, Brasil, Bélgica e Portugal estavam entre os times mais altos no ranking da FIFA em abril. A Alemanha volta com esperanças de defender seu título de 2014, e a esquadra de Portugal, liderada pela estrela Cristiano Ronaldo, está esperando melhorar sua vitória na Euro 2016
França, Argentina e Espanha também são times que geram grandes expectativas para esta Copa.
Como qualquer evento esportivo principal, há uma chance de história de Cinderela. A Islândia está competindo em sua primeira Copa do Mundo, depois de sua jornada deslumbrante na Euro 2016, e o Panamá vai fazer sua primeira aparição também. A Islândia estreou muito bem, empatando com a Argentina no último sábado, 16. Notadamente, o Peru vai voltou para a Copa do Mundo pela primeira vez em 36 anos, sua estreia, entretanto, foi frustrante, o time perdeu de 1 a 0 para a Dinamarca.
Porque os Estados Unidos não estão competindo na Copa do Mundo de 2018?
Pela primeira vez desde 1986, o a seleção estadunidense não vai competir na Copa do Mundo. O time perdeu por 2-1 na rodada final de classificação, contra Trinidad-Tobago, em outubro de 2017.
Mas a perda não foi a única coisa que manteve os Estados Unidos fora da Copa do Mundo de 2018. Vitórias do Panamá e Honduras em suas partidas de classificação sobre a Costa Rica e México, respectivamente, asseguraram que os Estados Unidos perdessem a chance. E perdas dos Estados Unidos contra outros times na CONCACAF (Confederação das Américas do Norte e Central e Caribe Associação de Futebol) não foram bom agouro para as chances do time.
O futebol nos Estados Unidos foi “recuado por vários anos” como resultado, disse Jurgen Klinsmann, que foi o treinador do time até novembro de 2016, quando ele foi deposto depois de seu começo sem brilho, de acordo com a ESPN. “Foi um grande desapontamento”.
A desclassificação ocorreu depois de uma excitante jornada dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2014. O goleiro Tim Howard fez bonito com suas 16 defesas brilhantes e quebradoras de recordes contra a Bélgica, no round de 16. Os Estados Unidos perderam para a Bélgica, mas Howard foi nomeado o Homem da Partida pela FIFA.
Porque a Rússia está recebendo a Copa do Mundo de 2018?
A FIFA escolheu a Rússia para ser o seu país-sede de 2018 como parte de uma campanha para espalhar a Copa do Mundo para novos países. Em 2010, a FIFA também escolheu o Qatar para ser a cidade-sede da Copa do Mundo para 2022. “Nós vamos para novas terras”, Sepp Blatter, o ex-presidente da FIFA, que desde então foi deposto de seu papel entre o escândalo de suborno de alto perfil, disse na época, de acordo com o “New York Times”. “A Copa do Mundo nunca foi na Rússia ou na Europa Oriental, e o Oriente Médio e o mundo Árabe têm esperado por um longo tempo”. Em 2026 a Copa será disputada nos EUA, México e Canadá
Copa do Mundo de 2014
A Alemanha venceu a Copa do Mundo da FIFA de 2014, no Brasil, em uma excitante vitória de 1-0 contra a Argentina. Mario Gotze marcou o gol vencedor da partida contra a Argentina, no tempo de jogo. (Não está claro se Gotze fará a equipe da Alemanha na Copa do Mundo desse ano, de acordo com a ESPN).
A vitória da Alemanha também significou derrota para Lionel Messi, que é conhecido como um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Apesar de ter vencido o prêmio de melhor jogador do torneio em 2014, Messi se entristeceu com a perda da Argentina. “Agora, nada pode me consolar – nem o prêmio, nem nada”, ele disse depois do jogo, de acordo com a FIFA. “Nosso único objetivo era levar a Copa do Mundo para casa, e desfrutar nossa vitória com todos na Argentina”.
Em 2018, Messi tem esperança de uma chance para uma vingança. “Nós sentimos de que é agora ou nunca”, ele disse recentemente, de acordo com Sports Illustrated. Ele reconheceu, no entanto, que a Argentina não é a favorita para vencer esse ano. “Há times muito melhores, como Espanha, Alemanha, Brasil e França”, ele disse. Messi, entretanto, teve um desempenho pífio na estreia, contra a Islândia, chegando a perder um pênalti.
Copa do Mundo de 2022
A Copa do Mundo de 2022 vai ser realizada no Qatar, marcando a primeira vez que o evento internacional vai ser realizado no Oriente Médio. Os organizadores já começaram a construção de estádios para preparar para o evento.
Será a vigésima segunda edição deste evento esportivo. Com sete cidades-sede, o campeonato será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro, no final do ano pela primeira. A edição de 2022 será a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na edição de 2026, onde será sediado nos EUA, México e Canadá, passando para 48 equipes.
O Qatar sofreu diversas críticas sobre as condições dos trabalhadores dos novos estádios para a competição, sendo que a Anistia Internacional referiu-se como trabalho escravo as condições dos trabalhadores, que sofriam abusos de direitos humanos, violando diversas regras da instituição.
Fonte: time.com