De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a quantidade de pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus no Brasil chegou a 3.501.9705 nesta quinta-feira (20). Desde o dia anterior, foram confirmados 45.323 novos casos. Segundo relatório semanal divulgado pelo Imperial College de Londres, a taxa de contaminação no país desacelerou pela primeira vez desde abril.
Por que é tão difícil prever o fim da pandemia no Brasil?
O documento da instituição britânica mostrou que na segunda semana de agosto, a velocidade de propagação do coronavírus ficou abaixo de 1, o que indica que cada infectado passou a doença para menos de uma pessoa. Ainda assim, o país continua em uma espécie de platô, estacionado nos resultados mais altos identificados desde que o vírus chegou ao Brasil. Há um mês são mais de 300 mil novos casos a cada sete dias.
Nesta quinta-feira (20), o total de óbitos por causa da covid-19 no país chegou a 112.304. Foram registradas 1.204 novas mortes em 24 horas. O Brasil é a segunda nação do mundo em números absolutos de casos fatais e de infectados, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 64% dos falecimentos por causa do coronavírus em todo o planeta foram registrados no continente americano e as duas nações puxam o resultado para cima.
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Fonte: Brasil de Fato