PUBLICADO EM 22 de jun de 2023

Nota de falecimento pela morte do sindicalista João Lins Pereira

Sindicalista João Lins com sua Ficha de Sócio do Sindicato desde 1963

Faleceu hoje, 22/6/2023, aos 88 anos, o companheiro João Lins Pereira, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul. O corpo será velado até amanhã, 23/6/2023 no Ossel Memorial, Avenida Goiás, 459, Centro São Caetano do Sul, das 8h30 às 10h30, e será enterrado às 11h, no Cemitério Cerâmica, Rua . Eng. Armando de Arruda Pereira, 880 – São José, São Caetano do Sul.

Ainda consternada com a notícia de seu falecimento a diretoria do sindicato vem manifestar seu pesar e solidariedade à família e amigos.  Com sua morte o sindicalismo perde um companheiro que dedicou grande parte da sua vida na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras de São Caetano do Sul e do Brasil.

João Lins, como era conhecido, nasceu em 1934 em Recife/Pernambuco, veio jovem para São Paulo e aqui adentrando ao setor metalúrgico como empregado da empresa Mannesmann, lá permaneceu, tornando-se em seguida diretor do sindicato e, em 1975, o seu presidente até 1988.

Sindicalista criou a Cooperativa Habitacional

Com seu espírito empreendedor e presidindo a Cooperativa Habitacional do Metalúrgicos do ABCD, João Lins construiu milhares de apartamentos na região visando atender trabalhadores/as em busca da casa própria a ponto de em 1997, em matéria específica, o Jornal Tribuna do ABC considerá-lo um “construtor de cidades”.

Não há dúvida de que o falecimento do companheiro João Lins deixa uma grande lacuna junto ao sindicalismo metalúrgico e nacional e ainda no coração de todos que o conheceram.

Leia também: Primeira Turma do STF volta a negar vínculo de emprego a entregador

 

COLUNISTAS

QUENTINHAS