Sindicatos de servidores estaduais reuniram-se na tarde desta terça-feira (18/10) com Gabriel Souza, candidato a vice-governador da chapa de Eduardo Leite, na sede da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Fessergs), em Porto Alegre. No encontro, dirigentes apresentaram as principais demandas do funcionalismo, como o fortalecimento do IPE Saúde, a reestruturação das carreiras e a instituição de uma data-base. Os dirigentes ainda cobraram a abertura de uma mesa permanente de negociação. “Contem comigo para que a gente possa ter um canal de diálogo”, se comprometeu o candidato a vice-governador.
No encontro, o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, entregou a Gabriel Souza um ofício solicitando agenda para tratar das reivindicações específicas do sindicato. Entre os pleitos, está a negociação dos dias descontados na greve de 2019 e 2020, a correção da carga horária dos servidores da saúde e a concessão da Gratificação de Estímulo à Defesa e ao Fomento Agropecuário (GDEFA) para pesquisadores.
“Essa é a eleição das nossas vidas para tentar trazer a política com foco na resolução dos problemas do povo, longe de um debate moral e religioso. Apesar das diferenças, temos que enaltecer a democracia”, diz Medeiros. Representando o Sintergs, também participaram da reunião o vice-presidente Danilo Luiz Chiaradia Krause, a diretora Angela Antunes e os diretores Valdir Fiorentin e Nelcir Varnier.
Varnier enfatizou a importância de aproveitar os últimos 70 dias de governo para dar andamento a alguns pleitos, independentemente do resultado da eleição, como sinalização da mesa de negociação com os servidores. O presidente da Fessergs, Sérgio Arnoud, também entregou uma pauta de reivindicações dos sindicatos vinculados à federação. Além do anfitrião, se manifestaram o presidente da Amapergs Sindicato, Saulo Felipe, e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Quadro Geral do RS, Terezinha Castro.