A montadora japonesa Nissan inaugurou nesta segunda-feira primeira planta da fábrica na Argentina, com o início da produção da Frontier. O modelo vinha sendo fabricado no México.
A princípio, a Nissan terá o Brasil como único cliente da picape.
O evento de inauguração contou com a presença de lideranças da montadora e do presidente argentino, Mauricio Macri, e ocorre em momento em que o país enfrenta crises política e econômica. A moeda local (Peso) está desvalorizada e a inflação galopa – fechou 2017 em 25%. Recentemente o país pediu socorro financeiro ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Semelhante ao que ocorreu no Brasil pré-impeachment de Dilma Rousseff (PT), Macri também amarga fragilidade política, impopularidade e a desconfiança de investidores.
Em seu discurso, o presidente pregou otimismo, disse que tem feito medidas para reverter o cenário e pediu que os argentinos se unam para enfrentar as dificuldades. “Não há solução mágica e as mudanças não se fazem da noite para o dia”, disse.
A nova fábrica da Nissan, na verdade, foi instalada no local onde já existe uma linha de montagem, a da Renault, localizada na cidade de Córdoba. Foram investidos 600 milhões de dólares e criados 1.440 empregos diretos e indiretos.
Fonte: Diário do Grande ABC