Bogotá, na Colômbia, foi sede do 2º Congresso Geral “Julio Roberto Gómez Esguerra”, da Aletrnativa Democrática Sindical.
O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de maio e teve como ponto alto a eleição do novo Presidente da ADS, o sindicalista da Força Sindical, Nilton Neco.
Durante os dois dias do Congresso os sindicalistas expressaram sua preocupação com a situação crítica que vivem milhões de trabalhadores na América Latina e no Caribe, que sofrem com o aprofundamento dos níveis de pobreza, exclusão, declínio social e o modelo econômico neoliberal cada vez mais acentuado na região.
As lideranças sindicais do continente ainda expuseram as graves consequências do desemprego, da fome e da exclusão social deixadas pela pandemia e pela invasão russa da Ucrânia.
“É uma alegria assumir esse cargo tão importante para a nossa organização e honrar a memória do nosso fundador Julio Roberto. Vamos trabalhar com o compromisso de fortalecer ainda mais a ADS para que continue sendo uma referência na representação dos trabalhadores e trabalhadoras da América Latina e Caribe”, enfatizou Neco.