Os metalúrgicos da região tiveram mais uma conquista na Campanha Salarial. Nesta quarta-feira (22), os trabalhadores da Caoa Chery, em Jacareí, aprovaram por unanimidade a proposta da empresa para o reajuste e o acordo coletivo de trabalho.
Os operários terão reajuste de 10,42%, que repõe a inflação de setembro de 2020 a agosto de 2021. Eles também terão a garantia das cláusulas sociais por mais dois anos, aumento de 20% no vale-alimentação e estabilidade no emprego até o final de 2021 para todos. Outra conquista é a cesta de Natal, que será fornecida pela empresa.
“Essa vitória na Campanha Salarial é fruto da união dos trabalhadores junto ao Sindicato. Vários companheiros da Caoa Chery se sindicalizaram nos últimos dias, e isso fortalece a nossa luta para garantir reajuste de salário, manutenção e ampliação de direitos”, afirma o diretor do Sindicato Guirá Borba.
Mulher metalúrgica
As companheiras, mais uma vez, foram atendidas em uma reivindicação muito importante. Nos casos em que alguma trabalhadora sofrer violência doméstica, ela terá direito à licença remunerada de até 15 dias, sem prejuízo no salário.
“É um grande avanço para as mulheres da categoria. Essa cláusula de proteção às vítimas de violência doméstica é cada vez mais importante, ainda mais no momento que estamos vivenciando no país, em que há um grande número de feminicídios e de agressões às mulheres”, ressalta o diretor do Sindicato Anderson Elias Xavier, o Costelinha.
A Caoa Chery tem cerca de 700 trabalhadores na planta de Jacareí.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos