PUBLICADO EM 25 de jun de 2025

Mutirão da Diversidade: mais de 3 mil vagas para população LGBT+

O Mutirão da Diversidade oferece oportunidades de emprego formal a mais de 3 mil vagas para a comunidade LGBT+ em São Paulo.

Mutirão da Diversidade, uma iniciativa do Sindicato dos Comerciários voltada para a empregabilidade LGBT+ na 2025.

Mutirão da Diversidade, uma iniciativa do Sindicato dos Comerciários voltada para a empregabilidade LGBT+ na 2025.

Na manhã desta quarta-feira (25), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo deu início à edição 2025 do Mutirão da Diversidade, iniciativa voltada exclusivamente à empregabilidade da população LGBT+. Realizado na sede da entidade, o evento conta com a participação de 22 empresas parceiras, oferecendo mais de 3 mil vagas de emprego formal para um público que historicamente enfrenta barreiras no acesso ao mercado de trabalho.

A ação, que já se consolidou como referência em inclusão social, reforça o compromisso do Sindicato com a promoção da diversidade e a luta contra o preconceito.

Presidente do Sindicato e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah destacou que a inclusão deve ser uma prática permanente.

“Nossa base é diversa e o Sindicato tem o dever de representar, acolher e garantir os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive da população LGBT+, que ainda sofre com exclusão e desrespeito”, afirmou.

Coordenado por Cleonice Caetano Souza, diretora de Assistência Social e Previdência da entidade, o mutirão tem como objetivo ampliar o acesso à cidadania por meio do trabalho. Durante a abertura, as diretoras Adriana Machado e Cremilda Bastos Cravo também reforçaram o papel do Sindicato na defesa de políticas públicas de inclusão.

Um dos momentos marcantes da manhã foi a participação da drag queen Salete Campari, conhecida por sua trajetória de resistência e ativismo. Com uma fala potente sobre dignidade, respeito e oportunidades iguais, emocionou o público presente e reafirmou a importância de espaços como o Mutirão da Diversidade.

A edição 2025 do mutirão consolida o Sindicato dos Comerciários de São Paulo como uma entidade plural, inclusiva e comprometida com os princípios da justiça social, da igualdade e da valorização da diversidade no mundo do trabalho.

Assista a fala de Patah na abertura do evento

Leia também:

Sindicato dos Comerciários de SP realiza mais uma edição do Mutirão de empregos

COLUNISTAS

QUENTINHAS