PUBLICADO EM 12 de maio de 2025

Motoristas SP organizam estratégias de luta da Campanha Salarial 2025

Motoristas SP organizam estratégias de luta para a Campanha Salarial 2025. Entenda os avanços e desafios das negociações

Motoristas SP organizam estratégias de luta da Campanha Salarial 2025

Motoristas SP organizam estratégias de luta da Campanha Salarial 2025

Representantes da diretoria plena, delegados, membros da comissão de negociação e militantes participaram de importante plenária, nesta sexta-feira (09), no auditório do Sindicato dos Motoristas de São Paulo.

Na ocasião, debateram e organizaram ações estratégicas para a sequência da Campanha Salarial 2025 “Juntos Somos Fortes. Unidos, Imbatíveis!”.

O presidente em exercício, Valdemir dos Santos Soares (Moleque), fez balanço positivo das três reuniões com o setor patronal (até agora), que apresentaram avanços especialmente na pauta das mulheres.

No entanto, observou a necessidade de pressioná-lo, no intuito de acelerar as negociações das cláusulas econômicas e de impacto direto.

“O patronal está ganhando tempo por conta do quadrienal e não podemos cair nessa situação. Temos que acelerar o processo para colocar na mesa as questões econômicas da categoria”.

Esta preocupação faz sentido, pois o índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) referente a maio, já saiu: 5,32%.

Existe a expectativa que o Salariômetro da FIPE (que compõe a massa de reajuste da categoria) saia até o final do mês. Segundo o DIEESE, a estimativa é de 1,30%.

Lembrando que 70% das cláusulas da Convenção Coletiva da categoria (social, previdência, saúde, trabalho, e outras) estão renovadas automaticamente por dois anos, até 2026, uma conquista obtida na gestão do presidente licenciado Edivaldo Santiago.

Entrega de jornal e mobilização dos trabalhadores nas novas empresas

O presidente Moleque foi taxativo: “os trabalhadores das empresas novas (as ex-cooperativas) serão representados pelo Sindicato, farão parte de nossas lutas”.

Por isso, na madrugada de segunda-feira (12), os representantes da diretoria plena foram convocados a distribuir 50 mil exemplares do jornal “O Veículo” e conversar com companheiros e companheiras na portas das garagens.

“Nós temos que trabalhar com garra e coragem para trazer estes companheiros para nossa representação, pois o Sindicato também é a casa deles, onde eles podem contar com respaldo e segurança em suas pautas”, ressaltou o presidente.

Atual diretoria SEGUE à frente do Sindicato, garante Justiça

A 5ª turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em decisão do julgamento de embargo proferida pela desembargadora Sonia Maria Lacerda, mais uma vez garantiu a permanência da atual diretoria com a liderança do presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque) e membros da diretoria plena à frente da entidade.

Coube ao representante do departamento jurídico do Sindicato, dr. Arnaldo Dantas, fazer os esclarecimentos necessários, orientar os presentes e por fim a mentiras e Fake News da “turma do quanto pior melhor”, que perdeu nas urnas.

Todos para a ASSEMBLEIA DIA 20 DE MAIO

A direção do Sindicato está convocando todos os trabalhadores das empresas do sistema estrutural e local a participar da Grande Assembleia, dia 20 de maio, terça-feira, a partir das 16 horas, no Sindicato.

Na oportunidade, com a casa lotada, vamos em conjunto fazer avaliação das negociações e definir os encaminhamentos da luta na Campanha Salarial 2025.

“Vamos promover uma assembleia forte, marcante e mostrar para toda categoria que pode contar com a gente. Os trabalhadores vão ter orgulho de caminhar com esta diretoria”, afirmou o presidente licenciado Edivaldo Santiago.

Agenda de Reuniões com Setor Patronal a todo vapor

No próximo dia 14 de maio (quarta-feira), a partir das 10 horas, haverá reunião do patronal com representantes da comissão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (Multas).

Dias 21 e 28 de maio, acontecem as reuniões específicas do Setor de Manutenção. E dias 04 e 11 de junho, por sua vez, as tratativas entre as partes sobre o Programa de Participação nos Resultados (PPR) e o Reajuste Salarial.

Leia também: Governo é favorável à redução de jornada de trabalho; diz Marinho

COLUNISTAS

QUENTINHAS