O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
O câncer de próstata é o segundo tipo de doença mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos por ano para o triênio 2023-2025, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos.
Atenção!!! Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen.
Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal, por sua vez, possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Os exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
A Secretaria de Saúde do Sindicato dos Condutores de São Paulo (SMTTRUSP) realiza uma série de ações de conscientização e prevenção junto aos trabalhadores. Em torno deste objetivo, o secretário da pasta, Antonio Barbosa de Jesus (Xarope), deixa um recado importante.
“Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os companheiros do transporte devem procurar o médico imediatamente. E realizar os exames preventivos regularmente. Cuidem-se, pois a saúde vale ouro!”.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade.
Como se proteger
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado.
Adote hábitos saudáveis, como atividade física, alimentação saudável, evite bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Leia também: Maioria dos trabalhadores leva marmita para o trabalho, diz estudo