Proposta de manter negociações permanentes de cláusulas pendentes da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2024, foi debatida e aprovada em reunião da diretoria executiva do SMTTRUSP – Diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, realizada terça-feira (30), juntamente com um Plano de Ações a ser desenvolvido até o final do ano.
Na opinião dos diretores, os resultados obtidos até o momento foram valorizados e saíram como planejado, teve grande volume de participação da base, participação de mobilizações e manifestações na hora certa, teve criatividade para superar dificuldades financeiras e os resultados foram inovadores com a participação na Mesa Técnica do TCM – Tribunal de Contas do Município para tratar de temas mais complexos.
A questão sobre: Violência no Ambiente de Trabalho, gerador conflitos entre passageiros, motoristas de automóveis, motoqueiros com os motoristas e cobradores de ônibus, será tratado de forma prioritária via São Paulo Transportes (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e SSP/SP – Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por se tratar de um tema delicado que coloca vidas em risco.
“Temos obrigação de provocar estes órgãos públicos para que eles nos ajudem na solução deste problema. Sabemos que fatores como a qualidade do transporte afeta o humor das pessoas; o trânsito intenso contribuí para aumentar insegurança no trânsito; condições de trabalho, jornadas excessivas, duas pegadas, pressão de todos os lados, provoca ansiedade, insegurança e estresse. A categoria não merece e não deve ser a única vítima”, alertou Edivaldo Santiago da Silva, presidente do SMTTRUSP.
O sindicato patronal (SPURBANUSS), será comunicado para iniciar às negociações com às Comissões Temáticas Paritárias referente o Plano de Carreira, de Avaliação e Desempenho e Salários no setor de manutenção; demandas sobre Saúde e Segurança no Trabalho; excesso de multas de trânsito e RESAM; Formação Profissional – iniciar tratativas para consolidação da Garagem Escola, Auto Escola e Instituto O Resgate e melhorias nos Planos de Assistências.
Referente ao acordo setorial sobre PPR – Programa de Participação nos Resultados em vigência, principalmente, as metas específicas que devem ser observadas e obedecidas em cada empresa, através de indicadores aplicados para cada cargo/função, as tratativas devem ser retomadas entre setembro ou outubro, não só para definir o valor a ser pago em 2025 como também redefinir critério de descarte de metas atuais, que são praticamente inatingíveis pela grande maioria dos funcionários e funcionárias.
Leia também: Saiba mais sobre o XVI Congresso de Advogados da Fecomerciários