PUBLICADO EM 02 de jul de 2024
COMPARTILHAR COM:

Motoristas e cobradores SP aprovam GREVE para quarta-feira

Motoristas e cobradores de SP organizam greve geral por redução de jornada e melhores salários. Paralisação começa em 03/07

Motoristas e cobradores SP aprovam GREVE para quarta-feira

Motoristas e cobradores SP aprovam GREVE para quarta-feira

Mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras da categoria lotaram a rua em frente ao SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) em Assembleia Decisiva, onde aprovaram por unanimidade deflagração de GREVE GERAL a partir da 0h00 de quarta-feira, 03 de julho.

A paralisação será realizada em todas as empresas de ônibus urbano da cidade, inclusive com os trabalhadores de administração e fiscalização. Será respeitada a lei de greve, que prevê comunicação com 72 horas de antecedência aos órgãos competentes.

Também foi deliberado e aceito pela categoria que o fechamento da campanha está condicionado à redução da jornada de trabalho de 6h30min trabalhada mais 30 minutos de almoço remunerado.

A decisão foi necessária devido a intransigência patronal, que no processo de negociação coletiva, há mais de três meses, não atende aos anseios dos trabalhadores.

“Os patrões insistem em empurrar com a barriga as legítimas reivindicações da categoria. Este comportamento inadequado poderá provocar uma greve no transporte da maior capital do país. Será que eles estão preocupados com os paulistanos?”, afirmou o presidente Edivaldo Santiago apoiado por lideranças de centrais, sindicatos coirmãos e membros da diretoria plena.

A entidade segue reivindicando outras importantes cláusulas que estão pendentes, como:

  • Reajuste salarial de 3,69% pelo IPCA-IBGE mais 5% de aumento real;
  • Reposição das perdas de 2,46% desde 2020 reconhecida em audiência de mediação no TRT-SP;
  • Cesta básica de qualidade;
  • Adequação do PPR (Programa de Participação nos Resultados) de R$ 1.200 para R$ 2.000;
  • Vale Refeição de 38 Reais/dia;
  • Seguro de vida de 10 salários mínimos conforme a lei 12.619;
  • Revisão dos valores do auxílio funeral;
  • Melhoria dos convênios médico e odontológico;
  • e Melhorias das condições nos locais de trabalho.

Apoio efetivo de mais de 10 mil ao vivo nas redes

A assembleia geral contou com presença marcante de milhares de trabalhadores e trabalhadoras em frente ao Sindicato na luta por seus direitos.

Eles também participaram AO VIVO no Youtube e no Facebook, somando mais de 10 mil inserções entre simultâneos e visualizações, respectivamente, numa marca histórica nas mobilizações da categoria.

Mais de 1000 associados e contando…

O secretário de organização, relação do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), compartilhou importante informação na assembleia: a associação de mais de 1000 trabalhadores ao Sindicato, nos últimos cinco meses.

“A adesão de companheiros e companheiras mostra a força e a representatividade do Sindicato nas decisões da categoria. Obrigado pela confiança e vamos seguir este trabalho forte nas garagens”, destacou.

Leia também: Fecomerciários apresenta bons motivos para sindicalização

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS