PUBLICADO EM 16 de dez de 2023
COMPARTILHAR COM:

Moradias: Famílias terão apoio do Programa Minha Casa, Minha Vida

Moradias populares é a meta de Lula/Foto: Paulo Pinto

Moradias populares é a meta de Lula/Foto: Paulo Pinto

Neste sábado (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na assinatura do contrato que dá início às obras do empreendimento Copa do Povo, situado na zona leste de São Paulo, em Itaquera.

O projeto visa oferecer moradias a famílias desabrigadas que participaram da ocupação conhecida como Copa do Povo em 2014. As residências serão erguidas através do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).

Moradia sai com mobilização e organização

Durante seu discurso, Lula destacou a importância da luta empreendida pelo movimento social. “O que vocês estão conquistando hoje não é mérito do governo Lula, não é mérito do Boulos, é mérito da coragem que vocês tiveram”, enfatizou ao lado do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que foi líder do MTST na época da ocupação.

Ao longo dos anos, a ocupação enfrentou batalhas judiciais pela reintegração de posse, sendo a desapropriação do terreno uma demanda presente em diversas manifestações. Em abril deste ano, o MTST acampou em frente à prefeitura de São Paulo, buscando agilidade nos processos.

Moradias: 650 unidades

Inicialmente, serão construídas 650 moradias, com um investimento de R$ 453 milhões do governo federal, dos quais R$ 33 milhões foram destinados à aquisição do terreno. Lula mencionou também os aportes planejados pelo governo estadual e municipal para o projeto.

O projeto prevê a construção de prédios de 12 andares, equipados com elevadores, e apartamentos de 68 metros quadrados, incluindo varandas.

Moradias: Novas unidades prevista com novos investimentos

Além do acordo assinado neste dia, está prevista a construção de mais 2 mil moradias no local, abrangendo todas as famílias envolvidas na ocupação.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, revelou que até 2024 devem ser contratadas 28 mil unidades habitacionais através de convênios do Minha Casa, Minha Vida com movimentos sociais. Durante o evento, ele elogiou a qualidade superior das residências resultantes dessa parceria. “As unidades habitacionais que são construídas por vocês são as melhores do Minha Casa, Minha Vida que existem. As casas são maiores, têm melhores equipamentos”, ressaltou.

A cerimônia contou também com a participação dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Fonte: Com Agência Brasil

Leia também: IBGE aponta que condições de vida são mais baixas em áreas afastadas dos centros

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS