O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, é o novo presidente da entidade. O cargo estava vago desde o falecimento de João Batista Inocentini, no domingo (6). A decisão seguiu as regras estatutárias da entidade, sendo tomada pela diretoria nacional operativa
Para Cavalo a tarefa que impõe à sua gestão frente ao sindicato é ade honrar o legado deixado por Inocentini, visando zelar e manter as obras e a imagem construída por ele. “Mas acredito que honrar um legado vai muito além de manter as obras do João”, destaca. “Precisamos dar continuidade a essas obras e fazer com que elas cresçam ainda mais, além de tornar realidade o sonho de chegar a um milhão de associados até o final do mandato, em 2026, que ele sempre expressou.”
Segundo Tonia Galletti, coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato, a escolha de Cavalo seguiu o estatuto que prevê, em caso de vacância do cargo de presidente, que deve ocorrer uma escolha dentre os eleitos para a diretoria nacional operativa em até 30 dias, o que poderia acontecer a qualquer momento dentro deste prazo. “Mas como a reunião de quarta-feira estava marcada anteriormente pensando na ausência do João Inocentini para tratamento de saúde, os diretores entenderam por bem já fazer a escolha ao invés de aguardar um mês para definir o novo presidente.”
Milton Cavalo
Paulista de Pompeia, Milton Baptista de Souza Filho, ou Milton Cavalo, 58 anos, entrou para o movimento sindical em 1979, no auge da onda de greves que impulsionou o sindicalismo no fim da ditadura militar. Naquela época, Cavalo era metalúrgico da antiga fábrica Cobrasma, em Osasco. Fábrica onde se iniciou a famosa greve de Osasco de 1968.
Entrou para a diretoria do Sindicato em 1990, como diretor na chapa de Cláudio Magrão, que foi eleito presidente. Hoje Cavalo é diretor tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
Foi coordenador do Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST) de Osasco e é presidente do Centro de Memória Sindical desde 1995.
Antes do sindicalismo, participou do movimento estudantil e foi presidente da União Estudantil de Osasco. Foi também filiado e militante do PCdoB, do PT e atualmente é um importante quadro nacional do PDT. Formado em Administração, ajudou a construir e a desenvolver as cooperativas de crédito do seu Sindicato e também do Sindicato Nacional dos Aposentados, para o qual foi eleito vice-presidente no 6º Congresso, em dezembro de 2021.
Leia também:
Aposentados e pensionistas: Governo anuncia antecipação do 13º
Josinaldo José de Barros
Parabéns a diretoria por indicar o companheiro Cavalo, uma pessoa comprometida com a classe trabalhadora ,tramita em todo meio sindical e político, tem a confiança dos aposentados ,é homem que seguiu o João Inocentini em todos os projetos que fez o sindicato crescer, parabéns meu amigo, não era pra ser desse jeito más nosso amigo João vai estar conosco em todas as lutas, grande abraço.
SERGIO BUTKA
NAO PODERIA TER CIDO INDICAÇÃO MELHOR, TEMOS A CERTEZA DE QUE O COMPANHEIRO CAVALO IRÁ DAR CONTINUIDADE AS POLITICAS ATUAIS DO SINDINAP E AINDA AMPLIA-LAS. CONTE CONOSCO PARA O FORTALECIMENTO DA ENTIDADE NO PARANÁ;
Rosana Marani Sacillotto
Parabéns pela sua nomeação, mais um desafio que tenho certeza que com a sua habilidade e visão, continuará dar continuidade e contribuirá ao trabalho tão honrado do Sr. Inocentine. Boa sorte!
Orion Nina Ribeiro Junior
Parabéns e que Deus o abençoe em sua nova empreitada
Francisco Fernando da Costa Ribeiro
Parabéns presidente Cavalo, que Deus ilumine sua administração juntamente com os demais membros da diretoria do Sindnapi
Jose Gonzaga da cruz
Sucesso ao presidente e a diretoria
Edson cogo
Parabéns cavalo com seriedade os aposentados serão tão bem representado ,como foi o presidente João inocentinI.
SUCESSO
João Batista da costa
Parabéns companheiro Cavalo, muito sucesso nesta nova tarefa.