PUBLICADO EM 15 de maio de 2025

Metroviários de São Paulo inaugurarão nova sede

Metroviários de São Paulo inaugurará sua nova sede em 21 de maio. Participe da assembleia que pode deflagrar greve!

Metroviários de São Paulo inaugurarão nova sede

Metroviários de São Paulo inaugurarão nova sede

No próximo 21 de maio o Sindicato dos Metroviários de São Paulo inaugurará sua nova sede e neste mesmo dia uma importante assembleia que pode deflagrar greve na categoria.

A nova sede é motivo de luta e resistência após o governo estadual, na época tinha como governador João Doria, em 2021 tomou a antiga sede dos metroviários que ficava na rua Serra do Japi, no Tatuapé.

O objetivo é atender as especulações imobiliárias da região e ao mesmo tempo enfraquecer o trabalho do Sindicato.

Com a perseverança e resistência conseguiram um novo local que agora fica na rua Padre Adelino, 700, no Belém.

Desde 2023 o sindicato já estava neste novo local, mas para a categoria ainda faltava um espaço amplo para utilização dos trabalhadores como era na antiga sede.

O Sindicato conseguiu essa nova sede com os recursos com um fundo criado a partir da reintegração dos metroviários demitidos na greve de 2014. Os demitidos desta greve foram bancados pela categoria, a partir do aumento de 0,3% da mensalidade sindical.

Depois que todos eles foram reintegrados, como receberam as verbas rescisórias, devolveram todo o dinheiro que receberam no período em que estavam demitidos para o Sindicato.

Foi criado um fundo com o qual foi possível comprar um novo espaço. A ampliação do espaço também foi possível como fruto da luta coletiva, pois foi resultado da contribuição que uma parte dos trabalhadores metroviários fez após terem sido ressarcidos pelo Metrô sobre o seu adicional de periculosidade.

A luta coletiva venceu mais uma vez.

Leia também: Metalúrgicos do ABC fortalecem CIPAAs para atuação no chão das fábricas

COLUNISTAS

QUENTINHAS