PUBLICADO EM 13 de maio de 2025

Metalúrgicos do RS intensificam mobilização da campanha salarial 2025/2026

Metalúrgicos do RS intensificam mobilização na campanha salarial 2025/2026. Mobilizações ocorreram em várias cidades

Metalúrgicos do RS intensificam mobilização da campanha salarial 2025/2026

Metalúrgicos do RS intensificam mobilização da campanha salarial 2025/2026

Por conta da campanha salarial 2025/2026, a semana iniciou intensa para os metalúrgicos da CUT-RS. Na manhã de ontem (12) e nesta terça-feira (13), a categoria realizou mobilizações em portas de fábricas, nas mais diversas regiões do estado.

Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) realizaram atividades em Charqueadas, Canoas, Panambi, Pelotas, Ijuí, Passo Fundo, Venâncio Aires e Erechim.

Com data-base em 1º de maio, as mesas de Metalurgia e Máquinas Agrícolas já estão em negociação. O presidente da FTM-RS, Lírio Segalla destaca que toda essa semana será de mobilização em frente às empresas.

“Os sindicatos estão promovendo as atividades na parte da manhã e nas trocas de turnos, na tarde e às vezes, na noite. Na sexta-feira, teremos um balanço de como foi a semana de mobilização”, conta.

Também no dia de hoje, a FTM-RS está reunida com os negociadores que representam os trabalhadores. Amanhã (14), ocorrem as reuniões com as entidades patronais, pela manhã acontece a negociação da Metalurgia e na parte da tarde, de Máquinas Agrícolas.

A reivindicação de reajuste é de 10% para repor o poder aquisitivo do salário dos trabalhadores, perdidos entre 2019 e 2024, período em que aumentou consideravelmente o custo de vida no Brasil.

Entre as outras reivindicações estão o fim do teto para o reajuste, o piso salarial de R$ 2.101,41, vale alimentação de 815,57 (correspondente ao valor atual da cesta básica), sem vínculo com assiduidade.

Leia também: Sindicalistas participam de Seminário sobre Reestruturação Produtiva no Amazonas

COLUNISTAS

QUENTINHAS