
Foto: Cristiane Cunha
Os metalúrgicos de fábricas do Condomínio Century, na zona sul de São José dos Campos, aprovaram a mobilização por aumento real de salário e direitos, nesta quarta-feira (26). Participaram da assembleia os operários da Techal, Haldex, Enifer, RBL Cabos e Sadel.
Além da reivindicação do reajuste salarial, eles exigem abertura de negociação entre empresas e Sindicato para discutir as cláusulas sociais e econômicas do próximo período. Em todas as fábricas, o aviso de greve já está protocolado.
A RBL Cabos aplicou aos salários dos trabalhadores o aumento de 10,5%. As demais empresas anteciparam o reajuste de 8,83%, que corresponde à inflação da data-base (1º de setembro). Nenhuma negociou previamente com o Sindicato.
Na Haldex, os trabalhadores convivem com a insegurança relacionada à venda da empresa. O Sindicato reivindica uma reunião de urgência com a direção da fábrica para discutir o caso e garantir a estabilidade no emprego para todos.
“Os trabalhadores dessas fábricas já estão mobilizados para garantir aumento real e ampliação dos direitos. Agora, vamos pressionar os patrões para dar andamento à negociação”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos