Os Metalúrgicos do ABC participaram, na manhã de quarta-feira (22), de uma audiência pública na Câmara de Sorocaba sobre transição energética justa na indústria automotiva.
O evento, proposto pelo vereador Izídio de Brito (PT), reuniu sindicalistas, autoridades, pesquisadores e empresários para discutir o tema “Descarbonização: impactos e oportunidades para Sorocaba”.
O debate abordou os desafios da descarbonização e a necessidade de políticas públicas que assegurem inovação tecnológica e requalificação profissional com foco em sustentabilidade.
O diretor Wellington Messias Damasceno destacou que outras cidades devem seguir o exemplo de Sorocaba e promover audiências sobre transição energética e políticas municipais sustentáveis.
De acordo com ele, os municípios têm papel direto em políticas de transporte público, aquisição de ônibus e regulamentações locais ligadas à descarbonização e à energia limpa.
Wellington ressaltou que o Sindicato tem apresentado propostas como o Mover, a Nova Indústria Brasil e o Combustível do Futuro para garantir transição com justiça social.
“As mudanças precisam ocorrer com o trabalhador no centro, garantindo requalificação profissional, preservação de empregos e fortalecimento do parque industrial brasileiro”, afirmou o dirigente sindical.
Ele destacou ainda que o Brasil possui potencial para desenvolver tecnologias limpas capazes de fortalecer a indústria nacional e gerar novos postos de trabalho.
Além de Sorocaba, Wellington participou de debate em Belo Horizonte, promovido pelo NETE/UFMG, sobre reindustrialização, qualidade dos empregos e transição tecnológica.
Durante o evento, ele reforçou que a transição tecnológica deve ser justa e sustentável, sem prejuízos aos trabalhadores e com mecanismos de proteção social.
“Essas mudanças impactam diretamente os empregos. Por isso, defendemos a redução da jornada e políticas que garantam transição com justiça social”, concluiu Wellington.




