“Um dos resultados é a criação de um modelo 100% desenvolvido no País, que traz um conceito inédito em seu segmento no mercado brasileiro e conta com grande potencial para exportação (…). A produção do modelo se dará na unidade Anchieta e só foi possível graças ao Acordo Coletivo com os empregados, por meio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC”, diz a nota divulgada pela Volks para a imprensa.
Paulo Cayres, vice-presidente da entidade, falou à Agência Sindical. Segundo o dirigente, “essa é uma construção que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vem fazendo, através de um debate histórico com a empresa”.
Cayres destaca a busca para ampliar os investimentos na região do ABC. “As entidades de classe são importantes para manutenção dos empregos e defesa da nossa indústria. Isso mostra que os ataques aos Sindicatos são descabidos. Nunca nos opomos a negociar e ampliar o parque industrial e com isso o número de empregos” aponta o dirigente.
Acordo – O diretor executivo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, explicou que o acordo de longo prazo é uma combinação de previsibilidade para a empresa e segurança para os trabalhadores, por meio da garantia de emprego.
“Desde 2012, apostamos num modelo que, por meio do acordo, pudesse garantir a permanência da fábrica aqui em São Bernardo, que estava em risco, e viabilizar o investimento na plataforma MQB, que possibilitou a produção do Polo, do Virtus e agora do SUV New Urban Coupé, que já está em fase de testes”, explicou.
Além de São Bernardo, as plantas da Volks em Taubaté e São Carlos também fizeram acordos negociados pelos respectivos Sindicatos de trabalhadores.
Mais informações: www.smabc.org.br
Fonte: Agência Brasil