Os acordos fechados garantem reajuste de 5%, abono de 10% do salário em duas parcelas, além da renovação das Convenções Coletivas – que garante a manutenção das cláusulas atuais por mais um ano.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Pereira dos Santos, as negociações estão encerradas na grande maioria dos segmentos industriais.
“Em nossa base, não conseguimos obter resultado apenas no Grupo 10, que há anos se recusa a negociar. Mas estamos conseguindo fechar acordos empresa por empresa, garantindo o reajuste também para os trabalhadores destas fábricas”, destaca Pereira.
Nesta semana, foram assinados acordos com o Grupo 2 – Sindimaq/Sinaess, que representam as empresas do setor de máquinas e equipamentos e do segmento de aparelhos eletroeletrônicos, além do Sindimotor (recondicionamento e retífica de motores automotivos).
Acordos – A campanha teve início em setembro, com a entrega da pauta de reivindicações da categoria ao setor patronal. As mesas-redondas começaram em seguida e, até a semana passada, as negociações estavam concluídas com os grupos patronais reunidos no Sindipeças, Simefre/Sinafer, Sicetel/Siescomet, Sindratar, Fundição, Siniem, Sindal, Sindifupi e Sindisider.
A Campanha é conduzida pela Federação da categoria, com 53 Sindicatos filiados, que juntos representam quase 700 mil trabalhadores em todo o Estado. Os acordos coletivos deste ano apontam uma evolução em relação ao ano passado, quando a reforma trabalhista entrou em vigor. Em 2017, o índice de reajuste geral ficou em 1,85%. Este ano chegou a 5%.
Mais informações: www.metalurgico.org.br