PUBLICADO EM 23 de ago de 2023
COMPARTILHAR COM:

Metalúrgicos da Força iniciam campanha salarial no Estado de SP

Metalúrgicos da Força vão mobilizar categoria nas fábricas por aumento real, valorização do piso salarial, 40 horas semanais, entre outros

Metalúrgicos da Força

A luta dos Metalúrgicos da Força será por aumento real, valorização do piso salarial, 40 horas semanais, cláusulas específicas para as mulheres, entre outros.

Os metalúrgicos ligados à Força Sindical deram início a campanha salarial 2023 dos cerca de 600 mil trabalhadores, no Estado de São Paulo.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (22), na sede da Federação dos Metalúrgicos de SP, reuniu cerca de 150 dirigentes, ligados aos 54 Sindicatos ligados à Central no Estado. Assessores jurídicos e econômicos também participaram.

O professor e economista Rodolfo Viana, do Dieese, mostrou números e dados referentes à categoria no País e no Estado. Em âmbito nacional, ele explicou que a grande maioria das Convenções e Acordos metalúrgicos obtém aumentos reais. “Em torno de 1.41%”, segundo Rodolfo.

Itens da Pauta de Reivindicações dos Metalúrgicos

Além da reposição das perdas inflacionárias, os dirigentes apontaram a necessidade de melhorias nos Pisos e jornada de 40 horas, sem redução salarial.

A volta das homologações aos Sindicatos, mais cláusulas de proteção à trabalhadora e redução dos impactos negativos gerados pela terceirização também foram destaque dos debates.

O presidente da Federação, Eliseu Silva Costa, chamou à mobilização fábrica por fábrica.

De acordo com o dirigente, “a força da negociação junto aos grupos patronais vai depender do grau de mobilização dos Sindicatos nas suas bases, junto às bases”.

O Presidente da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes, Miguel Torres criticou o aperto no custeio das entidades.

Ele adiantou que, “ainda hoje, o GT de empregados e empregadores está em Brasília tratando de definir o texto que visa embasar futuro Projeto de Lei sobre negociações coletivas e custeio sindical definido em assembleias”.

Cronograma dos Metalúrgicos ligados à Força

Até 29 de setembro, de acordo com o cronograma da Federação dos Metalúrgicos, os Sindicatos devem realizar assembleias e encaminhar os itens aprovados em suas bases.

Com data-base em 1º de novembro, os metalúrgicos da Força, como em anos anteriores tem a pauta unificada, com a coordenação das negociações coletivas feita pela Federação.

Leia mais sobre Metalúrgicos ligados à Força

Metalúrgicos da Força debatem o fortalecimento da negociação coletiva e atualização do modelo Sindical

Metalúrgicos da Força realizam protesto nas montadoras por redução dos juros e mais empregos e renda

Metalúrgicos da Força definem pauta da campanha salarial 2022

Leia também:

Proposta dos Correios revolta lideranças sindicais

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS