PUBLICADO EM 30 de out de 2021
COMPARTILHAR COM:

Metalúrgicos aprovam abono, reajuste e conquistas da Convenção Coletiva

Os metalúrgicos aprovaram em Assembleia Geral na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, na Liberdade, nesta sexta, 29 de outubro de 2021, a proposta negociada com o grupo patronal 3 (autopeças) que também servirá como parâmetro para os demais grupos patronais na Campanha Salarial 2021 em andamento.

.abono de 26% – 13% em novembro e 13% em dezembro de 2021.
.renovação das conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho.
.correção do piso salarial.
reposição da inflação a partir de janeiro com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período.
A Assembleia foi coordenada pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres, e pelo secretário-geral Jorge Carlos de Morais, o Arakém, com presenças dos diretores e diretoras do Sindicato e equipes.

Miguel Torres, presidente do sindicato e da Força Sindical conduz a assembleia/Foto: Jaelcio Santana

Miguel Torres, também presidente da Força Sindical e da CNTM, destacou a unidade da categoria metalúrgica com o Sindicato nestas importantes conquistas da campanha salarial, ainda em um período difícil de crise e de alto custo de vida, e lembrou que o movimento sindical atuante e representativo é essencial para a classe trabalhadora e para a sociedade em geral.

“O sindicalismo surgiu para combater a exploração e as injustiças, numa sequência histórica desde a 1ª greve geral no Brasil, em 1917, até os dias de hoje. No enfrentamento à reforma trabalhista de 2017, garantimos os direitos das trabalhadoras gestantes e lactantes e a gratuidade na Justiça do Trabalho para os mais humildes; revertemos no Senado Federal a MP 1045 que se fosse aprovada como foi na Câmara Federal iria diminuir e muito a renda e os direitos dos trabalhadores. Temos agora o desafio de impedir que a reforma administrativa da PEC 32 destrua os serviços públicos essenciais para a população”, disse Miguel Torres.

Ele também falou sobre o atendimento humanizado do Centro de Referência e Atenção à Família Metalúrgica, na Rua do Carmo, agora sob a coordenação da diretora Cristina, anunciou a futura reativação do Centro de Lazer da Família Metalúrgica de Praia Grande e defendeu nas próximas eleições o voto em mais representantes dos trabalhadores nos governos e parlamentos (Congresso Nacional e Assembleia Legislativa).

O deputado federal Paulinho da Força fala na assembleia/Foto: Jaelcio Santana

O deputado federal Paulinho da Força destacou a importância da luta sindical e também de participarmos das decisões políticas de nosso país. Para as eleições de 2022, deu sua opinião: “Precisamos eleger Lula presidente e um Congresso Nacional com mais representantes da classe trabalhadora e resgatar a nossa pauta pela valorização do salário mínimo, valorização das aposentadorias, pelo trabalho decente com direitos para todos, recuperar as perdas de 130% no FGTS, garantir a existência do movimento sindical atuante e fazer o Brasil crescer e se desenvolver novamente”.

Carlos Augusto dos Santos, Carlão. diretor do sindicato, falou em nome dos organizadores de base/Foto: Jaelcio Santana

Representando os diretores de base,  Carlos Augusto dos Santos, o Carlão reafirmou o papel do sindicato: “nossa história é comprometida com a classe trabalhadora e sem Sindicato não há justiça social nem crescimento econômico”.

A Campanha dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes é unificada com outros 53 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos, representando cerca de 800 mil trabalhadores, com data-base em novembro, em todo o Estado de SP.

O aniversariante Lula foi lembrado

Os metalúrgicos aproveitaram e mandaram seus comprimentos ao aniversariante da semana, o ex presidente Lula. Confira no twitter da Força Sindical:

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Flagundes prestes Tavares

    Na sexta feira dia 29 de novembro teve assembleia dos metalúrgicos foi bem aproveitada. Os companheiros estão de parabéns. Nós temos que dar um basta nestes caras que estão em Brasília só roubando com ✋✋✋✋✋✋✋ a mão grande. E não fazendo nada. Para encerrar, abraços a todos companheiros. E a companheira Cristina está de parabéns. E que venha o Lula.

QUENTINHAS