PUBLICADO EM 22 de ago de 2025

MEC lança curso de 180h para professores do ensino médio

MEC lança curso de 180h para professor do ensino médio público, com foco em inovação pedagógica, cultura digital e práticas interdisciplinares

 

Ensino Médio: é fundamental que a educação leve crianças e jovens a gostarem de estudar e desejem melhorar de vida

MEC lança curso de 180h para professores do ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na quinta-feira (21), o curso Mais Ensino Médio, destinado à formação de professores da rede pública de ensino médio.

O curso virtual teve 180 horas de duração e ficou disponível na plataforma Avamec. Para acessá-lo, os interessados usaram o login Gov.br.

A iniciativa buscou melhorar a qualidade da educação, transformando práticas docentes e valorizando a juventude brasileira em meio às mudanças sociais e tecnológicas.

O programa promoveu uma reflexão crítica sobre o currículo e as políticas educacionais, como a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), adaptando-as às escolas públicas.

O conteúdo alinhou teoria e prática, abordando temas atuais que impactaram o cotidiano escolar e a vida dos docentes.

A capacitação utilizou currículo em espiral, revisitando e aprofundando gradualmente os temas, sem repetições desnecessárias.

A metodologia apostou na formação continuada e em serviço, com estratégias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de caso.

Um dos módulos destacou a cultura digital, capacitando educadores a aplicar a tecnologia de forma pedagógica, dentro da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).

Na segunda etapa, o curso explorou práticas interdisciplinares e abordou a crise climática, além de temas contemporâneos como os impactos das apostas esportivas na sociedade.

Os participantes concluíram o curso entre 45 e 200 dias. Para aprovação, precisaram alcançar no mínimo seis pontos nas atividades de fixação.

Ao final, o sistema disponibilizou automaticamente o certificado digital. Houve também possibilidade de especialização pelo Centro de Educação Aberta da Universidade Federal do Piauí.

O MEC anunciou ainda quatro cursos complementares, previstos para outubro, abrangendo ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens.

Leia também: Justiça do Rio autoriza divórcio liminar

COLUNISTAS

QUENTINHAS