PUBLICADO EM 16 de set de 2025

Marinho defende BNDES e investimentos para impulsionar indústria

Luiz Marinho defende BNDES e investimentos em inovação para fortalecer indústria brasileira e gerar empregos durante 10° Congresso da ABIMAQ

Marinho defende BNDES e investimentos para impulsionar indústria

Marinho defende BNDES e investimentos para impulsionar indústria

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou na quinta-feira (11), em São Paulo, do 10° Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos, promovido pela ABIMAQ.

O encontro reuniu especialistas da área para discutir os desafios da inovação e produtividade na indústria, incluindo temas como produtividade, ambiente macroeconômico e realidade enfrentada pelas empresas.

A programação incluiu a Palestra Magna “EUA, a geopolítica e o Brasil nesse novo cenário”, que analisou os impactos do tarifaço norte-americano e seus reflexos comerciais.

Durante sua fala, Marinho destacou a relevância do BNDES no retorno dos investimentos industriais, especialmente com recursos do FAT, destinados ao desenvolvimento e fortalecimento do setor produtivo.

“Estamos avançando apesar das dificuldades, apesar do Congresso complexo. Vamos aprovar a reforma tributária, tão necessária para a vida da indústria”, afirmou o ministro em plenária.

Ele lembrou que “muitas políticas públicas foram destruídas. Queriam fechar o BNDES, interrompendo investimentos, mas agora reconstruímos, embora o processo seja muito mais trabalhoso”.

Marinho reforçou que o BNDES é peça-chave na restauração de políticas públicas, assegurando apoio do Ministério do Trabalho para medidas que ampliem competitividade industrial e gerem empregos.

O ministro enfatizou que a indústria brasileira precisa investir em automação, inovação, tecnologia e qualificação profissional, garantindo modernização, desenvolvimento sustentável e padrões internacionais de competitividade em um cenário econômico global desafiador.

Leia também:

Metalúrgicos da Mercedes-Benz aprovam Layoff e folgas para manter empregos

COLUNISTAS

QUENTINHAS