PUBLICADO EM 08 de out de 2024
COMPARTILHAR COM:

Mais mulheres, negros e reeleitos na Câmara Municipal de SP

Aumento significativo de vereadoras eleitas na Câmara Municipal de SP. Saiba como as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na política

Mais mulheres, negros e reeleitos na Câmara Municipal de SP

Foto: Câmara dos Vereadores

Mais mulheres, negros e reeleitos foi o saldo da votação para vereador na Câmara Municipal de São Paulo. Foram eleitas sete mulheres a mais na comparação com o pleito anterior, em 2020.

Com 16 vereadores negros, são cinco a mais que na eleição passada.

A renovação das cadeiras foi menor. Na comparação com a legislatura passada, quando 21 novos nomes foram eleitos, desta vez foram 20 vereadores os eleitos que já não estavam na Câmara.

O salto no número de vereadoras foi de sete novas eleitas, passando de 13 para 20, o que representa 36,3% no total do número de cadeiras no Parlamento da cidade.

Entre as mais votadas estão:

  • Ana Carolina Oliveira (Podemos), com 129.563 votos;
  • Amanda Paschoal (PSOL), com 108.654 votos;
  • Luana Zarattini (PT), com 100.921 votos, e
  • Luana Alves (PSOL), com 83.262 votos.

Na comparação com a legislatura anterior, São Paulo vai contar com 16 vereadores negros e pardos, cinco a mais que em 2020. Dez se autodeclaram pardos e seis, pretos. Um candidato se declarou amarelo, Kenji Palumbo (Pode).

Entre os que se autodeclaram pretos estão Luana Alves (PSOL), Pastora Sandra Alves (União), André Santos (Republicanos), Sonaira Fernandes (PL) e Keit Lima (PSOL).

O número de reeleitos cresceu um pouco na comparação com o pleito passado, apenas um a mais em relação ao pleito anterior. Conseguiram permanecer no Legislativo municipal 35 nomes.

Há quatro anos, 34 vereadores tinham conseguido a reeleição.

No balanço final, o PT ficou com a maior bancada, com oito integrantes; MDB, PL e União ficaram em segundo lugar, com sete representantes cada, e o PSOL terminou com seis lugares, assim como o Podemos.

O PP teve quatro, PSD, três, Republicanos e PSB com dois. PV, Novo e Rede Sustentabilidade ficam com um representante cada.

>> Confira a lista completa da nova bancada de vereadores e vereadoras de São Paulo clicando aqui

Fonte: Agência Brasil

Leia também: X no Brasil: Moraes determina desbloqueio

Nunes e Boulos seguem para 2º turno em São Paulo

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS