O Maio Amarelo 2024 traz como tema “Paz no Trânsito começa por você”. O objetivo da campanha lançada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), é conscientizar os agentes sociais sobre a importância de dois eixos centrais no trânsito: a segurança no viário e a consequente redução de mortes.
Trânsito seguro e humanizado
O SMTTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de SP está engajado na campanha Maio Amarelo por um trânsito seguro e humanizado.
E o desafio é grande, pois segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, 34 mil pessoas perderam a vida no país em razão de acidentes de trânsito – sendo homens com idades entre 20 e 29 anos vítimas em potencial.
Além disso, foram registradas 212 mil internações, gerando um custo total de R$ 350 milhões para o setor. Os dados referentes a 2023 estão sendo aferidos para publicação.
De acordo com levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os acidentes de trânsito – em centros urbanos e rodovias – são causados por fatores como:
- imprudência,
- excesso de velocidade e uso de álcool
- e falta de manutenção do veículo.
A direção do SMTTRUSP tem atuado de forma efetiva junto à Secretaria de Saúde para promover ações de conscientização junto aos profissionais do transporte.
“A entidade trabalha para levar aos motoristas a importância de dirigir atentos às leis de trânsito, respeitar os demais agentes no viário (pedestres, motociclistas, ciclistas e outros), bem como adotar atitudes humanizadas que serão fundametais para a qualidade do trabalho e bem-estar do profissional do volante”, afirmou o secretário da pasta, Antonio Barbosa de Jesus (Xarope).
O Sindicato também conta com amplo departamento médico – com 15 especialidades – para atender os companheiros e companheiras, visando oferecer conforto, bem-estar e saúde física e mental em virtude do trabalho estressante realizado à frente do volante.
Nos últimos anos foram realizados mais de 64 mil atendimentos.
Além das ações promovidas pela pasta, o presidente Edivaldo Santiago tem cobrado a SPTRANS e empresas do sistema do transporte urbano da capital providências para melhorar o trabalho realizado pelos profissionais nas ruas de São Paulo, como treinamento e preparo contínuos por conta dos incrementos tecnológicos nos veículos, aumento da frota de ônibus hoje defasada e renovação da frota.
“Melhores condições de trabalho espelham de forma positiva na qualidade do serviço prestado”, destacou.
Para a ONU, segurança no trânsito é compromisso global
Em 2010, a ONU lançou a campanha “1ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.
Apesar dos esforços, o Brasil não atingiu a meta, registrando um aumento de 13,5% nas mortes no trânsito entre 2010 e 2019.
Diante desse cenário, o país assumiu, em 2021, o compromisso de reduzir as mortes no trânsito em uma década, alinhando-se à meta proposta pela ONU para o período de 2021 a 2030.
Para alcançar essa meta, especialistas ressaltam a importância de investimentos em:
- Educação: conscientização e formação de motoristas, ciclistas e pedestres responsáveis;
- Infraestrutura: vias adequadas, sinalização clara e eficiente;
- Transporte público: sistemas de qualidade e acessíveis;
- Atendimento às vítimas: agilidade e humanização no socorro e na recuperação.
Leia também: Trabalhadores da Sabesp aprovam estado de greve