O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o deputado federal eleito Luiz Marinho para ministro da pasta do Trabalho. Deputado petista aceitou o convite e terá seu nome anunciado em data a ser marcada.
Dirigentes das principais centrais sindicais já foram consultados por membros do governo de transição a respeito do retorno de Marinho e responderam positivamente.
A escolha de Marinho também ajudaria a fazer com que Orlando Silva (PCdoB-SP), primeiro suplente da federação PT-PCdoB-PV em São Paulo, assumisse uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O Ministério do Trabalho foi extinto por Jair Bolsonaro (PL) no primeiro ato de seu governo, em 2019. Em 2021, a pasta foi recriado para acomodar Onyx Lorenzoni (PL-RS).
A volta do ministério do Trabalho é uma reivindicação das centrais sindicais, conforme documento unitário da CONCLAT 2022
Sandra Elvira Leão silva
Já experiência com sindicatos , trabalhando na indústria alimentícia, e me sentia roubada pelo sindicato, por que nunca havia benefícios para nós trabalhadores e sim para indústria. Votei no Lula, quero a mudança no país. Mas sou contra sindicato.
Antonio cedraz (SECOFS) Comerciários feira de santana-ba
Verificar o endividamento dos sindicatos e procurar reduzir a correção e aumentar prazo de pagamento.
EMPRESAS TEM ATÉ 180 meses pra pagar
Wilson Pereira
Precisa ter um novo ministério com objetivos definidos e operantes.
Saul Almiron
Hoje falei com um fiscal do ministério do trabalho de Santa Maria, me informando que o governo não dá nem gasolina para eles fiscalizarem em outra cidade; não podem nem multar
Lenira Campos da Silva
Muito importante começou bem nosso presidente Lula só alegria
Almir
Excelente escolha
Benedita Delmino
Eu estou feliz com a volta deste sábio.
O ministério do Trabalho é tudo que nos trabalhadores precisamos.
Obrigada por ter retornado para construirmos um país melhor.
Obrigada por ser um homem de coragem e fé