Em nova rodada de conversas políticas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se ontem com as bancadas federais do Avante e do Solidariedade e com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, cotado para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro pelo PSD. À noite, estava previsto jantar com lideranças do MDB na residência do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (CE).
Após reunião de duas horas em um hotel em Brasília, o deputado Paulinho da Força (SD-SP) cobrou de Lula a criação de um conselho político de aliados para assessorá-lo durante a pré-campanha. Na última segunda-feira, o Valor informou que Lula estava criando um comitê de pré-campanha com petistas de seu círculo mais próximo, incluindo a presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e o vice-presidente e coordenador do grupo de trabalho eleitoral, deputado José Guimarães (CE), entre outros quadros históricos do PT.
Na saída da reunião, Paulinho da Força esclareceu que o ideal seria que Lula se reunisse, ao menos uma vez por mês, com um grupo suprapartidário de aliados, que já tenham declarado a intenção de caminhar com ele no pleito do ano que vem.
“Ele gostou da ideia”, disse o parlamentar aos jornalistas na saída do encontro. Questionado se o Solidariedade fará a coligação formal com o PT, o parlamentar disse que é cedo para definir isso, mas que a sigla caminha nessa direção. “Não acredito em terceira via e não vamos com [o presidente Jair] Bolsonaro”, explicou.
Antes do encontro com Lula, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, disse que a pauta do reunião seria a defesa da democracia e provavelmente o cenário político no Rio de Janeiro. O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), tem apontado Santa Cruz como seu pré-candidato ao governo do Rio, mas Santa Cruz tem resistido. Ele diz que só vai se manifestar sobre eventual futuro na política depois que concluir o mandato à frente da instituição.
Felipe Santa Cruz acrescentou que, durante seu mandato, já se reuniu com vários ex-presidentes da República. Participou de “lives” com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e visitou Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em São Paulo.
Fonte: Valor Econômico