PUBLICADO EM 12 de dez de 2022
COMPARTILHAR COM:

Lula e Alexandre Morais exaltam democracia em diplomação de Lula e Alckmin

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde desta segunda-feira (12), das mãos do presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes o diploma de presidente. Seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, também foi diplomado na solenidade.

Lula,  visivelmente emocionado lembrou o que ele passou nos últimos anos, com a prisão pela Lava Jato, em uma ação para afastá-lo do cenário político. “Quem passou o que eu passei, sabe que estar aqui é a certeza de que Deus existe”.

Hoje pela manhã, o perfil oficial do Lula divulgou o vídeo do discurso dele em 2002 que emocionado falou sobre o primeiro diploma recebido na vida.

“Quero agradecer ao povo pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente da República.”

Lula ressaltou que  eleição presidencial deste ano, não foi somente o pleito entre dois candidatos com propostas de governo distintas. “Foi o embate entre a democracia e o autoritarismo”, disse Lula ao se referir ao governo representado pelo o presidente Jair Bolsonaro (PL), que desde a derrota em outubro, não trabalhou mais.

“A democracia enfrenta um desafio no mundo. Na América Latina, Europa e EUA, inimigos da democracia se organizam e se movimentam. O combate, portanto, precisa ser nas trincheiras da governança global, com tecnologias avançadas e uma legislação internacional mais dura e eficiente”, disse Lula em seu discurso.

Lula disse ainda que os inimigos da democracia instrumentalizam as redes sociais para propagar mentiras, inclusive colocando dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo.

O povo, que o Bolsonaro sempre disse que era o soberano, mas viu que ele governou para ele, sua família e rentistas, não é o mesmo que o Lula acredita que foi prejudicado no atual governo e disse: “Esse diploma não é meu, mas de parcela significativa do povo brasileiro que conquistou o direito de viver em democracia”.

Lula finaliza o seu discurso dizendo:

“É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra injustiças que recebeu pela 3ª vez o diploma de presidente eleito do Brasil – em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo. Muito obrigado.”

Redes Sociais

O presidente eleito falou sobre o mal uso das redes sociais e das fake news que disseminam o ódio e a polarização. Alertou que preservará a liberdade de expressão, como um bem valioso.

Alexandre Morais

Em um discurso contundente, Alexandre Morais ressaltou a lisura do processo democrático e afirmou que mesmo com ataques e ameaças autoritárias, o Estado Democrático de Direito se manteve forte. em diversos momentos o presidente do TSE repudiou os ataques e aquilo que ele chamou de milícias digitais.

Representantes das centrais sindicais acompanharam a diplomação no TSE.

Da esquerda para a direita: Ricardo Patah, presidente da UGT, Miguel Torres, presidente da Força Sindical, João Carlos Juruna, secretário geral da Força Sindical, Antônio Neto, presidente da CSB.

Assista a diplomação no Twitter do presidente Lula:

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS