
Lula e Alckmin vão definir chapa presidencial ainda neste ano – Foto: Reprodução
A coluna da jornalista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, destaca que este será o segundo encontro entre os dois, neste ano, porém será a primeira vez que o encontro entre os dois acontecerá depois que a jornalista revelou, em sua coluna, que lideranças do PT e do PSB tentam viabilizar uma chapa com Lula concorrendo à Presidência e Alckmin, à vice.
Ainda de acordo com a colunista da Folha SP, depois que as tratativas vieram à tona, ambos deram declarações sinalizando que elas de fato estavam ocorrendo — e poderiam evoluir. Na segunda (29), por exemplo, o ex-governador paulista se reuniu com dirigentes de centrais sindicais. Ao ouvir deles o apelo para que se junte a Lula, afirmou que a hipótese exigirá trabalho, mas “caminha”.
Alckmin afirmou que a possibilidade de participar de uma corrida ao Palácio do Planalto ao lado de Lula “caminha”. “Preparei-me novamente pra ser governador do estado. Surgiu a hipótese federal. Os desafios são grandes. Essa hipótese caminha e eu considero essa reunião com as quatro principais centrais histórica”, afirmou o ex-presidenciável.
Monica Bergamo apurou que no encontro desta semana, o petista pretende conversar com o ex-governador sobre a viagem que fez à Europa — em que foi aplaudido em pé no Parlamento Europeu e recebido com honras de chefe de estado pelo presidente da França, Emmanuel Macron.
Já Alckmin tem conversado com apoiadores sobre a volta do Brasil ao mapa da fome — e como ela poderia ser novamente debelada em um governo que sucedesse o de Jair Bolsonaro.
De acordo com apuração da reportagem da revista Veja, o senador baiano Jaques Wagner, integrante da cúpula petista, é visto como um dos poucos articuladores razoáveis da sigla.
Espécie de guru da ala razoável do PT, Jaques Wagner virou garoto propaganda da chapa Lula-Geraldo Alckmin no Senado. Aos colegas, diz que o exótico casamento “definirá a eleição”.
com informações da Coluna da Jornalista Mônica Bergamo no Jornal Folha de S. Paulo e da Revista Veja