Por Joanne Mota – O novo desembargador da Corte manifestou a importância do momento. “Não é irrelevante, insignificante ou pouco importante para mim este momento, que me toca profundamente. Estou muito feliz, orgulhoso e honrado. Sem dúvida é uma grande honra fazer parte deste Tribunal e desta instituição tão indevidamente maltratada que é a Justiça do Trabalho. Tenham claro isso”, sublinhou Souto Maior.
Com alegria e muito otimismo, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, acompanhou a cerimônia e destacou que a posse de Souto Maior pode inspirar novos caminhos em defesa da Justiça do Trabalho
“Sem dúvida é uma grande notícia para o conjunto da classe trabalhadora quer trava luta sem tréguas em defesa dos direitos, contra a precarização e por uma Justiça do Trabalho forte”, externou Adilson após a posse do desembargador.
Formado pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, possui mestrado, doutorado e livre-docência pela Universidade de São Paulo, onde leciona desde 2002. Juiz do Trabalho desde 1993, atuou em Marília, Araraquara, Itu e Jundiaí. Foi nesta última comarca que Souto Maior que imprimiu trajetória de alerta sobre a precarização no mundo do Trabalho e a centralidade de se respeitar e preservar os direitos da classe trabalhadora.
Ele também é um dos principais críticos da Lei 13.467, a “reforma” trabalhista. E lembrou que a “reforma” ampliou a precarização e impôs a diminuição da renda do trabalho. “O que fica para os trabalhadores e trabalhadoras no Brasil é aumento da exploração e do sofrimento”.
Fonte: Portal CTB