O Junho Violeta pelo combate à violência contra os idosos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar e combater a violência contra os idosos. A campanha busca sensibilizar a sociedade para reduzir e mitigar o sofrimento que essa população enfrenta, especialmente durante a pandemia e o isolamento social.
Profissionais de saúde pública e privada em todo o Brasil são obrigados a notificar suspeitas ou confirmações de violência contra idosos. Esses casos são encaminhados para órgãos de proteção e responsabilização, como a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) e a Central Judicial do Idoso.
“O respeito aos idosos é um reflexo do nosso próprio caráter e da nossa capacidade de reconhecer a importância da experiência.”
Compartilhe essa mensagem com seus familiares, amigos e nas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a importância do Respeito aos Idosos.
Juntos, podemos construir um mundo onde o Respeito aos Idosos seja uma realidade!
Leia também: Estudo mostra ligação entre álcool e suicídio na faixa de 25 a 44 anos
Sinab e outras entidades combatem irregularidades nas filiações de aposentados