A princípio, a parceria priorizará projetos voltados para três temas prioritários: o desenvolvimento de softwares para aplicações automotivas diversas; o desenvolvimento de semicondutores, sua cadeia de produção e detalhes técnicos que envolvem sua composição; e o desenvolvimento de soluções envolvendo motores a etanol, com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2.
“As universidades têm uma contribuição importante a dar como parceiras na construção de soluções inovadoras, baseadas na ciência e na adoção de plataformas abertas que propiciem o emprego, a qualidade de vida local e a sustentabilidade. A assinatura deste memorando marca uma nova fase na relação da USP com a Volkswagen, que passam a unir esforços de Pesquisa e Desenvolvimento multidisciplinar em áreas estratégicas, visando a inovações de impacto mundial”, afirmou o coordenador do InovaUSP, Marcelo Knörich Zuffo.
O InovaUSP é um espaço criado para agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação. É um espaço multiusuário formado por laboratórios de pesquisa independentes das unidades universitárias, que desenvolvem atividades colaborativas interdisciplinares.
Fonte: Jornal da USP