Jackson (29 de agosto de 1958 – 25 de junho de 2009) é reconhecido como o artista de maior sucesso de todos os tempos pelo Guinness World Records. Suas contribuições para a música, dança e moda, junto com uma vida pessoal muito divulgada, fizeram dele uma figura global na cultura popular por mais de quatro décadas.
Os videoclipes de suas canções, incluindo “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller”, foram creditados por quebrar as barreiras raciais e transformar o meio em uma forma de arte e ferramenta promocional.
Por meio de apresentações em palco e vídeo, Jackson popularizou uma série de técnicas sofisticadas de dança, como o robô e o moonwalk. Seu som e estilo distintos influenciaram vários artistas de hip hop, pós-disco, R&B contemporâneo, pop e rock.
Jackson ganhou centenas de prêmios, o que o tornou o artista mais premiado da história da música popular. Em 29 de agosto de 2010, quando ele faria 52 anos, Jackson se tornou o artista mais baixado de todos os tempos.
Quando Michael Jackson morreu em 2009, o editor do site socialista americano People’s World, Joe Sims, escreveu lembrando de Michael Jackson, no link aqui. E a artista gráfica Marguerite Wright escreveu uma resenha da performance final de Michael Jackson “This is It” para People’s World, linkado aqui.
Veja aqui o vídeo de Billie Jean
Fonte: People´s World
Leia também:
Nascido há 60 anos, Michael Jackson representou o submundo e a fina nata da indústria pop