A avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro (PL) atingiu 48% de reprovação. É o que aponta a nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, 26. No levantamento anterior, em março, o índice era de 46%. A oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2% para mais ou para menos.
Aqueles que consideram o presidente como um governo positivo somam apenas 25%, mesmo resultado registrado em março. Outros 27% apontam o desempenho de Bolsonaro como regular e, 1% disse não saber.
Com os resultados, segundo o Datafolha, Bolsonaro continua no posto de presidente com a pior avaliação em igual tempo de mandato entre todos os presidentes eleitos após a redemocratização do país.
Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, tinham 22% e 26% de reprovação, respectivamente, neste mesmo período de mandato. Já Fernando Henrique Cardoso (PSDB) somava 24% de avaliações negativas. Os dados são da série histórica do instituto.
Vale ressaltar que essa não é a pior avaliação de Bolsonaro registrada pelo Datafolha. Em dezembro de 2022, por exemplo, sua reprovação era de 53%.
O levantamento foi feito com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país entre 25 e 26 de maio.
Fonte: Redação Terra