A General Motors de São José dos Campos comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos, nesta sexta-feira (22), que irá suspender um dos dois turnos da área de produção da S10. A decisão teria sido tomada em razão da falta de semicondutores no mercado mundial.
Uma reunião entre Sindicato e GM acontecerá na segunda-feira (25), às 9 horas, na fábrica local. Somente nesse encontro, a montadora deverá passar todas as informações relativas à suspensão. A S10 e áreas afins têm cerca de 2.200 trabalhadores nos dois turnos.
A empresa não informou quantos operários serão atingidos pela medida e por qual período ocorrerá a suspensão.
Crise dos semicondutores
Uma das causas da crise mundial dos semicondutores é a pandemia de covid-19. Hoje, existem apenas sete fabricantes desses componentes no mundo, e todos ficam na Ásia. Com o fechamento das fronteiras e a dificuldade de transportar o produto, os semicondutores ficaram escassos.
O problema atinge as montadoras e as indústrias eletroeletrônicas em geral. Esse componente é fundamental para a produção de praticamente todos os produtos que envolvem tecnologia, como computadores, televisores e carros. Com a baixa oferta e a alta demanda, o preço do produto também subiu.
A GM de São José dos Campos possui cerca de 3.800 trabalhadores e produz a caminhonete S10 e o modelo Trailblazer.
“Embora a empresa ainda não tenha dado todos os detalhes de seu plano de suspensão, o Sindicato está preparado para organizar os trabalhadores na luta em defesa dos empregos e preservação dos direitos”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos