PUBLICADO EM 16 de jan de 2026

Gazeta de Limeira desrespeita servidores públicos e USTL reage

Entenda a polêmica sobre os Servidores Públicos de Limeira e a comparação com a assistente virtual Lia na Gazeta de Limeira.

A Gazeta de Limeira desrespeitou trabalhadores ao comparar a assistente virtual com os servidores públicos. Foto: USTL.

A Gazeta de Limeira desrespeitou trabalhadores ao comparar a assistente virtual com os servidores públicos. Foto: USTL.

No dia 15 de janeiro de 2026, o jornal Gazeta de Limeira publicou, na seção “Colunão”, um texto intitulado “Lia trabalhou mais que muito servidor em 2025”. A publicação, apresentada em tom irônico, faz comparações entre a assistente virtual “Lia”, usada pela Prefeitura de Limeira, e os servidores públicos, insinuando que a inteligência artificial seria mais produtiva, eficiente e “educada” do que os trabalhadores.

O conteúdo fere a dignidade do servidor público.

Cópia do conteúdo "humorístico" divulgado pelo jornal de Limeira

Cópia do conteúdo “humorístico” divulgado pelo jornal de Limeira

Diante da repercussão negativa do texto, a União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) — que reúne 12 entidades sindicais e representa cerca de 80% da classe trabalhadora do município — divulgou uma nota pública manifestando repúdio ao conteúdo publicado pela Gazeta de Limeira.

No comunicado, a entidade reafirma seu apoio ao avanço tecnológico, mas condena o uso da inteligência artificial como instrumento de comparação ou desvalorização do trabalho humano.

Leia a íntegra da nota

Nota sobre o “Colunão” de Limeira a respeito dos servidores

A USTL – União Sindical dos Trabalhadores de Limeira, que reúne 12 entidades sindicais de trabalhadores, representando cerca de 80% da classe trabalhadora de Limeira, lamenta o tom e o teor do espaço “Colunão” do jornal Gazeta de Limeira desta quinta-feira (15).

Exaltando a eficácia do sistema de Inteligência Artificial da Prefeitura de Limeira, a LIA, a coluna – que não leva assinatura do seu autor – exalta o trabalho da IA com frases como “LIA trabalhou mais que muitos servidores em 2025”, “Enquanto outros dormem, ela atende”, ou “Funciona 24 horas por dia. Não entra em greve. Não pede aumento”. Ironias que afrontam o honroso e importante trabalho dos nossos servidores públicos municipais.

Nós apoiamos o avanço das tecnologias, inclusive no que elas representam de economia dos esforços dos trabalhadores. Até por isso, somos a favor da redução da Jornada de Trabalho sem redução de salário. A tecnologia deve ser usada EM FAVOR do trabalhador e não como termo comparativo, muito menos para diminuir a sua importância.
Acima de tudo, a inserção da IA no processo produtivo não pode inibir a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e salários. Se assim pensa o autor do “Colunão”, estamos em posições contrárias. Estamos?

Se comparamos e substituímos o servidor público por um sistema de Inteligência Artificial, corremos o risco de também fazê-lo com relação a prefeitos e vereadores – o que não é considerado viável nem desejável nos debates atuais, principalmente por razões éticas, legais e democráticas. Novamente defendemos: a IA deve ser vista como uma ferramenta de apoio para otimizar a gestão pública, não como um substituto para a representação humana e o processo democrático.

Aproveitamos para reiterar nosso respeito pela linha editorial da Gazeta de Limeira, que na esmagadora maioria das vezes, sempre se pautou pela imparcialidade e a abordagem respeitosa com apurada técnica jornalística.

União Sindical dos Trabalhadores de Limeira

Leia também:

Dia do Delegado Sindical é hoje, 17/01

Na Justiça, STIAL conquista reintegração de trabalhador demitido com câncer

 

COLUNISTAS

QUENTINHAS